Cultura Iniciativa Destaques Lajeado

Poesias e música marcaram nova edição do projeto Sacada Cultural na Casa de Cultura

Nesta sexta-feira, 20/08, a Casa de Cultura realizou mais uma edição do projeto Sacada Cultural, que acolhe artistas da região e valoriza o próprio patrimônio histórico. Desta vez, participaram o escritor Pedro Marodin e a 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista, Emilia Bersch Schmidt.
O escritor Pedro Marodin tocou músicas no saxofone e declamou poemas selecionados da literatura contemporânea brasileira, além de sua própria autoria.
– Em um contexto tão difícil pelo qual estamos passando, é de louvar e bendizer os esforços que a Prefeitura está fazendo para manter viva a alegria e a poesia no ar. Encantamento puro estar aos gritos em declamação poética e teatral para a população no trânsito do cotidiano em Lajeado, que levaram para casa os poemas declamados em alta voz e espírito – disse Pedro Marodin.
Representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, Emilia Bersch Schmidt, declamou poemas tradicionalistas, como o “Mulher Gaúcha”, de autoria de Antônio Augusto Fagundes.
O projeto não tem datas previstas, uma vez que acontece de acordo com a disponibilidade dos artistas. Pessoas interessadas em se apresentar no Sacada Cultural podem entrar em contato com a coordenação da Casa de Cultura por meio do telefone 3982-1081.
Saiba mais sobre os artistas:
 
Pedro Marodin
Pedro Marodin é escritor portoalegrense com 13 obras publicadas de forma independente. Vive há 32 anos exclusivamente da literatura, e agora, com o apoio do Governo Federal e Estadual, está circulando por várias cidades do interior com uma van com dois mil livros para empréstimo gratuito à população. Sua principal obra, uma novela, se chama O Grande Minerador, com apresentação de Luis Fernando Veríssimo, além de obras infantis, crônicas, autobiografia, poesia, resenha, ensaio e literatura médico-poética.
Emilia Bersch Schmidt
Emilia tem 18 anos e reside em Arroio do Meio. Ela Representa o CTG Querência do Arroio do Meio, e a 24ª RT como 1ª Prenda Juvenil. No tradicionalismo, entrou aos 10 anos como dançarina da invernada mirim da sua entidade atual. No ano de 2016, ela conquistou o título de 1ª Prenda Juvenil da entidade e no ano seguinte consagrou-se como a 3ª Prenda Juvenil da 24ª RT. No ano de 2019, recebeu o título de 1ª Prenda Juvenil da 24ªRT, cargo que ocupa até hoje por conta da pandemia. Ela representa o CTG Querência do Arroio do Meio, como declamadora e dançarina da invernada adulta da entidade.