Obras Westfália

Ponte sobre o Arroio Boa Vista recebe melhorias

Obras foram executadas na segunda e terça-feira

Reforma foi necessária após fortes chuvas afetarem a estrutura da ponte

Por meio de parceria, visando garantir maior segurança aos condutores que transitam diariamente pelo local, os municípios de Westfália e Teutônia executaram, na segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de novembro, a obra de reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista. A estrutura ficou danificada após as fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

Enquanto que Westfália adquiriu o material para a reforma, Teutônia ofereceu a mão-de-obra para a execução das melhorias. Na ponte, boa parte das madeiras necessitaram troca, uma vez que, além da última enchente, a estrutura já apresentava danos em função do tempo de uso.

Após a conclusão da reforma, o trânsito no local foi liberado ainda no início da noite de terça-feira, dia 19 de novembro. A ponte, construída na década de 50, está localizada na divisa entre Westfália (Linha Frank) e Teutônia (Bairro Boa Vista) e é de suma importância para o deslocamento diário de moradores e para o escoamento da produção primária.

A então prefeita em exercício, Evanete Inez Horst Grave, acompanhou o andamento da obra na manhã de terça-feira, dia 19 de novembro. “A reforma da ponte era uma grande necessidade, uma vez que este trecho é utilizado diariamente para o deslocamento dos moradores. Pronta, ela garante uma maior segurança aos condutores que por aqui transitam”, enalteceu ela, lembrando que os municípios de Westfália e Teutônia seguem engajados no projeto de construção da nova ponte.

 

Nova ponte

Em janeiro deste ano, os municípios de Westfália e Teutônia assinaram convênio para a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista. Este convênio, que prevê as obrigações de cada município, teve como objetivo a conjugação de esforços visando a obra, compreendendo a elaboração de projeto completo de engenharia e de seu respectivo projeto de licenciamento ambiental, bem como a contratação de empreiteira para a execução da mesma.

A intenção, com a obra, é aumentar a largura (transformando-a em pista dupla, mais uma faixa para pedestres e ciclistas), o comprimento e a altura da ponte. Dessa forma, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte.

Tanto Westfália quanto Teutônia seguem pleiteando recursos federais para a execução da obra. Entretanto, a probabilidade de a obra ser executada com recursos próprios é maior, os quais já são previstos, inclusive, na Lei Orçamentária Anual (LOA). A intenção é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020.

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália