Saúde Destaques Estrela

Ponto de atendimento do IPE será aberto em Estrela

Estrela será o primeiro município do Vale do Taquari a contar com central de atendimento. Mais de oito mil pessoas da cidade sede e outras dezenas de milhares de toda a região devem ser beneficiadas diretamente

Em 2005, o posto do Instituto de Previdência do Estado (IPE) de Estrela, assim como em outras dezenas de municípios em todo o Estado, foi fechado. Pois em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (30), na Prefeitura, na presença do diretor-presidente do IPE, Júlio César Viero Ruivo, foi assinado o convênio que insere Estrela no projeto ‘Facilitadores’. Como justifica o nome, ele facilita a criação de pontos do IPE, também facilitando o acesso de usuários a informações e serviços. Em Estrela, são quase três mil titulares e mais de 8,8 mil assistidos diretamente que serão beneficiados. O município se torna assim o primeiro do Vale do Taquari a aderir ao projeto que também beneficiará moradores das outras 35 cidades da região que ainda não contam com o serviço.

Além do diretor-presidente do IPE, Júlio César Vieiro Ruivo, e o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, participaram do ato o presidente da Câmara, Ernani de Castro, vereadores, o secretário municipal de Saúde, Celso Kaplan e demais secretários. Ainda lideranças comunitárias, além do chefe do Executivo de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, outras autoridades e convidados. O ponto de atendimento do IPE irá operar junto à estrutura da Unidade Básica de Saúde Central, no Bairro Oriental, no mesmo prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde. “Mais uma grande e antiga demanda da população que a atual gestão dá fim”, frisou o secretário Kaplan. O início das operações devem ocorrer em breve.

Descentralização

Ex-prefeito de Santiago por dois mandatos, Ruivo destacou a mobilização da comunidade em torno da causa. “Inicialmente, me emociona chegar a um evento como o de hoje, após passar por outros municípios, e nestes não ter presenciado o prestígio de um quinto das pessoas que estão aqui presentes hoje pelo mesmo motivo, com tamanha receptividade. Aqui são tantas as entidades, instituições e outras lideranças da comunidade representadas que vemos o quanto o IPE é importante para Estrela e região e seus servidores”, iniciou. Depois, destacou a necessidade de atualização que o IPE precisou passar nos últimos anos, como ocorre com tantas outras instâncias. “Com o avanço dos anos, das tecnologias, e depois tendo como um divisor de águas a pandemia, o IPE se digitalizou. Se percebeu que não havia mais a necessidade de contarmos com postos, agências físicas do IPE, que perderam de certa forma a finalidade. Mas ao mesmo tempo, principalmente quando da divisão do IPE em dois – o Previdência e o Saúde –, percebemos o quanto ele ainda não estava preparado para esta era, ou o quanto ainda era necessário facilitar o acesso dos usuários a estas informações digitais”, explicou. “Agora, com a criação destes pontos, buscamos descentralizar o IPE da capital, trazê-lo mais ao Interior, e durante essa transição, que ainda pode levar alguns anos, queremos facilitar essa interlocução, comunicação entre usuário e o IPE. O foco do projeto ‘Facilitadores’ é justamente este, mas ele só é possível graças a parcerias como a que encontramos com o Governo de Estrela.”

Demanda regional

O Prefeito Elmar Schneider ressaltou o alcance da parceria fechada. “Fazem seis anos; não são seis meses, mas sim mais de 70 meses; que a população está distante deste atendimento. Só no município de Estrela são mais de 8,8 mil pessoas que vão ser atendidas. Seremos também, sem vaidade, mas com orgulho, o primeiro município do Vale do Taquari, e quem sabe um motivador aos demais, a aderir a este projeto. Por enquanto seus moradores também terão acesso a este projeto aqui em Estrela”, ressaltou. “Sei que a estrada é importante; a ponte é. A escola e a praça também o são. Mas nenhuma obra é tão importante quanto a obra do ser humano. E hoje aqui estamos fortalecendo o ser humano. Essa aproximação, essa integração da população com o IPE também é fundamental para esta obra, independente de quem seja a responsabilidade de realizá-la. Ninguém faz nada sozinho, mas aqui, junto à comunidade, estamos em um belo caminho coletivo.”

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela