Colinas Destaques RS RSS Saúde

População adulta poderá atualizar cartão de vacinas

Sede e comunidades do interior fazem parte do cronograma(Foto: Divulgação)
Sede e comunidades do interior fazem parte do cronograma(Foto: Divulgação)

Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas estará realizando ações para a atualização das vacinas da população adulta do município. As vacinas contempladas são tríplice viral, hepatite B, antitetânica e febre amarela.

No dia 13 de janeiro, das 8h às 16h30min, a Unidade Básica de Saúde estará aberta para realizar a verificação das carteiras de vacinação e a aplicação das vacinas na população adulta.

No mesmo dia também será realizado um roteiro de vacinação pelo interior, com os seguintes itinerários:

8h30min – Floricultura Leo, na Linha Roncador;

9h – Salão Comunitário da Linha Santo Antônio;

10h – Salão Comunitário da Linha Leopoldina;

14h – Juventude da Linha 31 de Outubro;

14h – Salão Comunitário da Linha Ano Bom Alto;

15h30min – Salão Comunitário da Linha Ano Bom.

A equipe permanecerá por aproximadamente uma hora em cada localidade. Conforme a coordenadora da pasta, Patrícia Nietiedt, “é importante ter o cartão de vacinação em mãos, mas a falta dele não impede a realização”. “Se você tem acima de 14 anos, procure a Unidade Básica da Saúde e se informe sobre sua situação vacinal. A prevenção é o primeiro passo para ter saúde”, orienta.

O médio clínico geral, Alexander Simon Hernandez, responsável pela imunização, acredita que com a vacinação atualizada se eleva o nível imunitário do paciente e da população em geral, conseguindo desta forma evitar doenças transmissíveis que podem ser de gravidade como a febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, hepatite B e C. “Também se evita desenvolver o tétano causado pela infecção com a bactéria Clostridium tetani que se encontra no pó, no solo e também no estrume e que penetra no organismo por ferimentos na pele. O tétano é uma doença caracterizada por espasmos musculares geralizados que podem ocasionar a morte por insuficiência respiratória. Existe consenso e indicação de vacinar não só as crianças, mas os adultos também tem que ser imunizados”, sustenta.

Mais informações poderão ser obtidas com as Agentes Comunitárias de Saúde de cada localidade ou com a equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde pelo telefone 3760-4028.

Texto: Ascom Colinas