Artigos - Educação

“Por que aprender inglês?” – por Solange Dalazem Zenere

Professora Solange (Foto; Divulgação)
Professora Solange (Foto; Divulgação)

O inglês tem sido considerado como “a Língua das oportunidades” e embora seja um clichê dizer que é uma das Línguas mais faladas no mundo e, portanto, amplia o campo das oportunidades profissionais aos que possuem a fluência, é necessário lembrar que em tempos de globalização, o domínio das habilidades de interação e negociação internacional, passa a ser um imperativo para profissionais de todas as áreas.

Para nós brasileiros, em particular, trata-se de um grande desafio já que durante décadas nos acostumamos com a ideia de viver em uma ilha cercada e protegida de supostas ameaças da concorrência internacional. Então, sim! A fluência no inglês torna seu currículo muito mais desejável para os empregadores.

Ainda nesta perspectiva global, tenho observado que as Universidades têm disponibilizado cada vez mais possibilidades de intercâmbio com diversos países. Esta é aquela oportunidade que ninguém deveria deixar passar, pois além das vantagens financeiras, é o momento da vida perfeito para vivenciar esta experiência que vai transformar seu ponto de vista, para melhor e para sempre. Para estar apto a candidatar-se a um intercâmbio, entre outros aspectos, é condição essencial comprovar a proficiência na Língua estrangeira.

Aprender a Língua Inglesa é um desafio intelectual fantástico!

O inglês é, sem dúvida, um idioma cheio de nuances, pronuncias inesperadas, regras estranhas e exceções exageradas às regras. É preciso dedicação e perseverança para alcançar um bom nível de fluência e se você está atento a um novo desafio, aprender inglês pode ser exatamente o que você está procurando. Além do mais, por ser tão amplamente falado, abre-se a uma grande quantidade de novas experiências culturais, o que o ajudará a desenvolver habilidades para a vida, conhecer novas pessoas e aumentar sua confiança no tratamento de novas situações.

Buscar conhecimento de forma contínua é sempre uma característica muito positiva e, desafiar-se a adquirir uma segunda Língua, é uma decisão que lhe trará o melhor retorno.

Inspire-se!

Solange Dalazem Zenere é Graduada em Letras, pós-graduada em Língua Inglesa e professora do curso de inglês da Lume Centro de Educação Profissional