O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é uma alternativa para que os contribuintes tenham acesso de forma virtual aos serviços da Secretaria da Fazenda. O e-CAC é um portal de serviços que permite a comunicação e o atendimento de forma interativa, por meio da Internet, no site da Prefeitura de Lajeado. Neste período do ano, o site se torna uma alternativa para emitir as guias do IPTU e do Álvará 2022. Entre os serviços disponíveis, além das guias, também podem ser acessadas opções para gerar guias de pagamento ou efetuar o parcelamento de débitos de anos anteriores, tanto para pessoas físicas ou jurídicas. Por questão de segurança, alguns serviços exigem o cadastramento de uma chave de acesso, o que pode ser feito de forma online, sendo o acesso liberado após algumas horas.
O Portal e-CAC foi criado em 2019 pela Lei Municipal 10.794 e é regulamentado pelo Decreto 11.131. Conforme o Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, o Portal e-CAC é uma forma de facilitar o acesso aos serviços.
– Tão importante quanto criar ferramentas que facilitem o acesso do contribuinte aos serviços de forma digital é mudarmos, pouco a pouco, a cultura do atendimento presencial para o virtual. Sabemos que isso é um trabalho de anos, mas vemos cada vez mais gente buscando o atendimento online. A criação da chave de acesso é um processo necessário por questões de segurança, mas simples e rápido de fazer. Uma vez feito o contribuinte terá sua chave de acesso permanente – explica Cé.
O Portal e-CAC pode ser acessado aqui. Na opção “Gerar Código de Acesso” é possível fazer o cadastro para ter acesso a serviços específicos, como a consulta de débitos e a geração de guias de anos anteriores.
Coordenadoria de Comunicação Social
– Lajeado
– Lajeado