Saúde RSS Paverama

Posto de Saúde cria grupo para a prática de meditação

A partir do mês de junho, o Posto de Saúde do Centro vai oferecer práticas de meditação aos usuários paveramenses. Meditar é uma técnica de respiração profunda, que promove relaxamento, sensação de bem estar físico e mental e equilíbrio para a saúde em geral. Tem efeito progressivo, ou seja, não basta aplicar a técnica uma só vez, é preciso regularidade. O Grupo funcionará todas as terças-feiras de manhã.
“Muitos pacientes sofrem de doenças crônicas cujos sintomas provocam sofrimento físico e mental, como as dores, a insônia, a depressão, o estresse, a enxaqueca, etc. A meditação é um complemento terapêutico que traz alívio dos sintomas, equilíbrio para o enfrentamento do estresse e da doença. É um complemento para o tratamento médico e psicológico, reconhecido pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº. 971/2006” destaca o Psicólogo do Posto de Saúde Henrique Weber.

A meditação passou por pesquisas em Universidades, é validada como prática de saúde utilizada em todo o mundo, em hospitais, postos de saúde, empresas, etc. Alguns exemplos: Hospital Sírio Libanês, Albert Einsten, Mãe de Deus; Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, Porto Alegre (GHC); Empresas como a Google, Hughes Aircraft. Interessados devem dirigir-se ao Posto de Saúde para mais informações.

Benefícios da meditação:
Diminuição do estresse;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Redução da pressão arterial alta;
Melhora na qualidade do sono;
Alívio da enxaqueca;
Auxílio no tratamento da depressão;
Coadjuvante no tratamento e sintomas das doenças cardíacas;
Redução significativa dos quadros de dores em geral;

Aumento da criatividade;
Estimulação da memória;
Maior poder de atenção e concentração;

Amplia o discernimento para lidar com situações de estresse;
Aumento da autoestima;
Maior equilíbrio emocional;
Melhora nas relações interpessoais;
Autoconhecimento;
Maior aceitação de si mesmo e do outro;
Mais alegria na rotina diária;
Paz e tranquilidade.
Texto: Ascom Paverama