Saúde Lajeado

Postos de saúde abrem no sábado de manhã para Campanha Nacional de Vacinação

Todos postos de saúde de Lajeado abrirão neste sábado (04/05), das 8h às 12h, para a vacinação contra a gripe. O dia de mobilização nacional contra a gripe terá diferenciais em Lajeado, pois além da vacinação, as unidades de saúde prestarão atendimentos de rotina, previamente agendados, priorizando a população que não consegue acessar o posto nos outros dias da semana. Dessa forma, durante e manhã, serão realizadas consultas, testagem rápida, exames de pré câncer, atendimento odontológico, entre outros.

Localizados em pontos estratégicos da cidade, neste sábado, os postos de saúde dos bairros Montanha, Olarias, São Cristóvão, Centro e Santo Antônio estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Durante à tarde, o atendimento será apenas para vacinação contra a gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe iniciou em 10/04, em todo o país, e terá seu encerramento no dia 31/05. A vacina que protege contra as formas graves das doenças respiratórias ocasionadas pelos vírus da Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose nesta temporada.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a expectativa do município é imunizar aproximadamente 22 mil pessoas. “A meta é vacinar 90% do público-alvo. Recomendamos que a vacina seja administrada o quanto antes, visto que leva em torno de 15 dias até gerar proteção ao organismo. Com a vacinação neste período, a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, estação em que a circulação da doença aumenta” recomenda Juliana.

Unidades e horários de atendimento no sábado (04/05)

– Centro, Montanha, Olarias, São Cristóvão e Santo Antônio: 8h às 17h

– Demais postos de saúde: 8h às 12h

Como ocorre a transmissão da doença

– Por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir

– Por meio das mãos que, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

Outras medidas de prevenção

– Lavar as mãos com frequência. Na impossibilidade disto, usar álcool gel;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, sem usar as mãos. Usar o antebraço ou a dobra do cotovelo;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

– Evitar aglomerações e ambientes fechados.

 

 

Texto: Rafael Scheeren Grün
Fotos de Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado