Investimento Muçum

Praça do Imigrante Italiano é inaugurada

Praça foi inaugurada na noite da última sexta

A revitalização da Praça do Imigrante Italiano foi inaugurada na noite da última sexta-feira (27). A própria praça foi palco da cerimônia que reuniu diversas autoridades, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo. Os atos inaugurais iniciaram com a benção do pároco de Muçum, Padre Manoel Valcir Silva. O evento disponibilizou às crianças, brinquedos infláveis e houve ainda a comercialização de lanches e bebidas, além da apresentação do artista Alex Martins.

A obra que recebeu uma nova quadra de esportes, banheiros masculino e feminino, implantação de rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, reboco de muros, construção de calçadas, iluminação led, novos bancos e brinquedos se deu com a conquistas de aproximadamente R$ 250 mil do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Alceu Moreira. “A execução desta obra foi possível, com ajuda do governo federal. Mas também devemos agradecer os funcionários da pasta de Obras e Viação e o Poder Legislativo, que deu aval para esta acontecer”, disse o prefeito Lourival de Seixas em seu pronunciamento.

Além da pasta de Obras e Viação, os trabalhos foram coordenados pela pasta de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto. A titular da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, destaca que a identidade visual do espaço foi mantida, afim de preservar sua história, já que em simultâneo a obra seu Espaço Histórico passou por reparos. “A praça é histórica e retrata um pouco da cultura do povo de Muçum, muito influenciada pelos italianos. Ela também abriga encontros de ex-moradores e ex-funcionários do Batalhão Ferroviário, que deixaram um legado importante para a cidade”, lembra.

O Espaço Histórico consiste em uma réplica de uma pequena vila italiana, com uma miniatura de capitel de Santo Antônio, moenda de cana-de-açúcar, poço de água, casa de madeira típica italiana e duas pedras de moinho colonial. A praça foi inaugurada em 29 de setembro de 1991, com a realização da “Prima Festa Taliana”, que enfatizou os costumes italianos, como o trabalho em cultivar a terra, a religiosidade, a gastronomia e danças típicas.

 

 

Assessoria de Imprensa de Muçum