Política Estrela

Prefeito destaca ações do governo em reunião do Conselho Agropecuário

Prefeito falou aos representantes das comunidades e entidades que formam o Codae

Encontro realizado nesta quinta-feira, na Câmara, contou com a presença de representantes de comunidade e entidades

O prefeito Rafael Mallmann participou, na tarde desta quinta-feira (11.09), da reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae), e reafirmou aos representantes das comunidades do interior e lideranças presentes o compromisso do Governo com o desenvolvimento econômico e social do município. Mallmann apresentou ações realizados nos dois mandatos em que está à frente do Executivo. Destacou o crescimento do setor agropecuário, que representa em torno de 33% da economia, e frisou que o atendimento ao interior ocorre não somente pela pasta da Agricultura, mas envolve diversos setores da administração pública.

Entre outras ações, citou os incentivos concedidos pela prefeitura à instalação de novos empreendimentos. Foram 115, entre estábulos, chiqueirões e aviários; as melhorias nas Feiras do Produtor e do Peixe, quando são comercializadas mais de 10 toneladas de pescado somente no período de Páscoa. A adesão ao Susaf, que permite que as agroindústrias locais comercializem seus produtos em todo o Estado, também foi ressaltada pelo prefeito, assim como a aquisição de máquinas e caminhões, as instalações de academias ao ar livre – seis em localidades do interior – e o Programa de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais, que conta com 20 jovens cadastrados, os quais receberam como incentivo, até o momento, o montante de R$ 82,5 mil. Além disso, conforme o prefeito, no início do ano que vem estará em funcionamento a escola de Educação Infantil em Arroio do Ouro, a primeira no interior.

Em relação a outras áreas, Mallmann citou ações na gestão, o que agilizam os processos aos contribuintes. Segundo ele, 38 serviços já estão disponíveis pela internet e a intenção é chegar a 100 até o ano que vem. Também mencionou as melhorias e obras na saúde, educação, obras e outras. Falou ainda sobre a instalação de novas empresas, como a Nutritec, Scapini, de uma usina de biodiesel e uma unidade do Grupo Faros, o que trará crescimento na arrecadação e geração de empregos, promovendo o desenvolvimento do município como um todo.

O Codae é presidido pelo secretário da Agricultura José Adão Braun. Antes da explanação do prefeito foram discutidos outros assuntos pelos presentes, como o programa troca-troca de sementes, a renovação dos conselheiros, que deve ser renovado em novembro, e a vacinação contra a febre aftosa.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela