Turismo Muçum

Prefeito e secretária participam de oficinas voltadas ao turismo em Cambará do Sul

A Administração Municipal afirma entender que Muçum é um dos municípios emergentes no contexto turístico do Estado. Seguindo esta linha de pensamento, o governo da cidade busca diversas formas de investir e atrair cada vez mais visitantes para a conhecida como Princesa das Pontes. O projeto Trem dos Vales, os incentivos a agroindústrias, a inauguração das caminhadas autoguiadas pela Rota dos Casarões, entre outras medidas entram neste bolo de iniciativas direcionadas ao setor.

A busca de alternativas que fomentem o setor também faz parte desta composição. Por isso, desde a última segunda-feira, até o dia de ontem, o prefeito Lourival de Seixas e a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, estiveram no município de Cambará do Sul, onde participaram de oficinas, com ênfase no desenvolvimento e funcionamento de agroindústrias que atuam no setor turístico.

Cambará é dona do maior conjunto de cânions da América do Sul e está sob os pés de uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A estimativa é que os cânions e trilhas atraem cerca de 100 mil turistas ao ano.

Além disso, durante a estadia no município, o mandatário e a secretaria tiveram oportunidade de conversar com a diretora nacional do Ministério do Desenvolvimento Urbano e Rural, Cláudia Mendes. Conforme Jacinta, Muçum e seus atrativos foram expostos a diretora, que se disse impressionada com o potencial muçunense, o qual ela desconhecia até então. “A Claúdia gostou muito do pouco que viu sobre nosso município. Nos elogiou muito pela organização e empenho, deixou-nos seu contato, se comprometendo a nos visitar futuramente e estar à disposição em eventual necessidade”.

A viagem foi vista por Seixas como oportuna para conhecer novas técnicas voltadas ao turismo e que, possivelmente podem ser implantadas para o aperfeiçoamento do setor em Muçum. Lá, além de visitar o gabinete do prefeito da cidade, Schamberlaen José Silvestre, Seixas esteve na Casa do Turista.“Estamos procurando meios de elevar o turismo da Princesa das Pontes. Conhecer, ouvir e aprender como outras regiões atingiram um patamar de reconhecimento tão importantes para atingirmos o nível que almejamos”, diz.

 

Assessoria de Imprensa de Muçum