Meio Ambiente RS Encantado Geral

Prefeito se reúne com os criadores de suíno

Em reunião com os criadores de suínos do município realizada nesta terça-feira (12) o prefeito Adroaldo Conzatti e o vice Jonas Calvi destacaram às ações que devem ser realizadas em prol do setor. A reunião também contou com a participação de vereadores, ex-vereadores e secretários municipais.

O prefeito registrou a importância da proteção ao meio ambiente, e por isso, a importância da remoção correta dos dejetos (município recentemente adquiriu um caminhão para remoção de dejetos).

Foi aventado aos criadores a ideia dos gestores acerca da possibilidade de terceirização dos serviços realizados pelo caminhão. Assim, seria possibilitado aos criadores mais tempo de serviço com o equipamento, inclusive aos finais de semana.

O prefeito citou a capacidade atual de produção do município, que comporta hoje em torno de 50 mil suínos, e observou a necessidade da cobertura das esterqueiras, o que poderia receber o apoio do município.

“Há 30 anos 30% dos impostos vinham da indústria, 30% comércio, 30% agricultura e 10% serviços. Hoje a indústria está em 50% e a agricultura diminuiu. Queremos estimular a agricultura. E queremos ouvir os produtores – enfatizou o prefeito”.

Os criadores citaram necessidades como asfalto, internet, telefone e problemas com a precariedade na prestação de serviços pela concessionária de energia elétrica.

O prefeito falou também sobre aquisição de seis distribuidores de dejetos líquidos – investimento em torno de R$ 150 mil, e ponderou sobre a possibilidade de cessão de quatro unidades para associações de produtores, restando duas ao município para os serviços emergenciais.

Conzatti e Jonas falaram ainda de 23 projetos para a agricultura, demandados pelos munícipes. E que vão continuar conversando e ouvindo os cidadãos, além de visitar e decidir em conjunto das comunidades.

O prefeito falou também sobre a revisão da lei de incentivos, simplificando e aumentando os valores. E orientou os produtores a programarem e informarem previamente a utilização dos serviços de uso de máquinas municipais através da realização dos pedidos com antecedência, para melhor organização dos prestadores de serviços.