RS RSS Rural - Agricultura Muçum

Prefeito, vice e secretários visitam novo empreendimento para suínos no interior

Novo empreendimento está localizado na Linha Brás Charléo e tem capacidade para abrigar mil porcos (Foto: Divulgação)
Novo empreendimento está localizado na Linha Brás Charléo e tem capacidade para abrigar mil porcos (Foto: Divulgação)

Somando as creches para suínos, passando pela maternidade, terminação e melhoramento genético, Muçum movimenta anualmente aproximadamente 250 mil porcos. A suinocultura influencia diretamente no crescimento do setor primário do município. O Poder Público estima um crescimento de 40% no setor agrícola desde 2013, e a expectativa é que, até 2020, ultrapasse os 50%.

Ciente da importância, o governo municipal investe de diversas formas, a fim de maximizar este progresso. Entre os trabalhos mais comuns, desenvolvidos através da Secretária de Agricultura e Produção, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras e Viação, estão à terraplanagem para construção de novos chiqueiros, a preparação de piscinas para armazenamento de dejetos suínos e reformulações de estradas que facilitam o escoamento da produção. Além disso, em parceria com a Emater/Ascar-RS, é ofertado assistência assídua aos produtores.

Um destes suinocultores é Novelino Romio. O morador da Linha Brás Charleo é responsável por um empreendimento com capacidade de abrigar mil porcos. O investidor de 44 anos, ex-morador do município de Carlos Barbosa, conta que em sua antiga cidade, trabalhou com a criação de perus.

O investimento na suinocultura, em Muçum, depois de longa procura em outros municípios, deve-se ao alto custo-benefício do terreno que abriga o empreendimento, assim como o amparo da administração municipal. Os trabalhos para a construção iniciaram em maio de 2016 e se estenderam até o início de setembro de 2017. No dia 29 do mesmo mês, o novo chiqueiro recebeu o primeiro lote de suínos, totalizando mil animais.

O produtor que trabalha com a empresa JBS, planeja aumentar seu investimento. Durante a tarde de quarta-feira (17), o prefeito Lourival de Seixas e o vice-prefeito Lauro Fronchetti, acompanhados dos secretários responsáveis pelos trabalhos na propriedade, estiveram em visita ao local. Seixas colocou-se a disposição, caso o suinocultor necessite de novos auxílios.

Para o prefeito, qualquer que seja o investimento no setor primário, este será amparado, pois se observa um benefício mútuo entre produtor e governo municipal, já que o setor aumenta a arrecadação, e possibilita investimentos em setores essenciais à população. “O setor agrícola de Muçum tem muito potencial e não podemos ignorar a capacidade de crescimento neste sentido. Temos exemplos de pessoas que migram ao município para investir, como é o caso de Romio. Além disso, os jovens estão ficando no campo para investir”, destaca.

Texto: Ascom Muçum