Arroio do Meio Destaques

Prefeitos participam de nova audiência para discutir pedágios

Uma comitiva arroio-meense formada pelo prefeito Danilo Bruxel, secretário de Administração, Áurio Scherer, secretário da Fazenda, Valdecir Crecencio e presidente da Câmara de Vereadores, César Kortz, esteve em Porto Alegre na segunda-feira, 02, em audiência com o Secretário Extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto.

Na ocasião foram explanadas ao secretário as razões pelas quais o município não aceitará a praça de pedágio no local proposto pelo Estado e que dividiria a comunidade de Arroio do Meio. A audiência também contou com a presença do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, do presidente do Legislativo lajeadense, Isidoro Fornari e do prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn.

“Em conjunto com os dois municípios discutimos com o secretário para que se construa, dentro da nova licitação, um mecanismo de compensação. A ideia é que, os municípios que tiverem em sua área territorial uma praça de pedágio, sejam compensados por meio de um tributo ou uma concessão maior de impostos e, com isso, possamos auxiliar os moradores do entorno da praça”, ressalta Scherer, destacando que a ideia foi bem recebida pelo secretário Busatto.

A comitiva aproveitou a oportunidade para analisar a proposta do plano de obras previsto na concessão para o município de Arroio do Meio. Se abriu também uma negociação para alterar, principalmente, as obras planejadas para o trevo de acesso à cidade, onde está prevista somente uma rótula alongada.

“Levamos a proposta para a construção de um viaduto, a fim de evitar futuros congestionamentos na entrada e saída da cidade com a duplicação programada”, afirma. Scherer destaca que o secretário pontuou a ideia nas suas observações para fazer ajustes ainda no mês de agosto, dentro do plano de obras previsto atualmente.

O prefeito Danilo Bruxel salienta que a comitiva arroio-meense saiu da audiência com uma grande expectativa de que possam acontecer estas mudanças no plano de obras, além de encontrar uma solução equilibrada em relação à localização da praça de pedágio. “Percebemos que o secretário estava aberto ao diálogo e acertamos que estas propostas sejam elaboradas entre os três municípios em um documento a ser enviado nos próximos dias ao Governo do Estado”.

Uma nova audiência está agendada para o final do mês de agosto para tratar dos assuntos debatidos na última reunião.

Foto: Rene Ruppenthal/Prefeitura de Mato Leitão

Texto: Assessoria de Imprensa