Economia Política Municipalismo RS Destaques

Prefeitos participam de reunião com Leite sobre a reforma tributária

Evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, na sede da Assemp, em Santa Cruz do Sul

Prefeitos e secretários integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) acompanharam na manhã desta quarta-feira, 9, a visita do governador Eduardo Leite à Santa Cruz do Sul. No encontro, realizado na sede da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), Leite apresentou aos líderes municipais, regionais, empresários e convidados, a proposta de reforma tributária do Estado encaminhada à Assembleia Legislativa.

Na explicação, o governador ressaltou os motivos que levaram o Estado a propor uma reforma no sistema tributário gaúcho, e desfez supostos mitos que foram criados em torno das medidas, além de fazer esclarecimentos e buscar sugestões. Dentre as ponderações, o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares, parabenizou a iniciativa do governo em promover o debate sobre o assunto.

“Reconheço o esforço que o governo do Estado vem fazendo para discutir essa questão pertinente para nós, gaúchos. Neste momento, não existe margem para recuo de arrecadação do Estado, pois temos a visão muito clara que, se isso acontecer, o Rio Grande do Sul entrará em colapso”, salientou Cássio.

 

Wickert propõe vinculação do IPVA à manutenção das estradas

Ainda participaram do evento o prefeito de Candelária e presidente da Amvarp, Paulo Butzge; o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff; o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, por videoconferência; e o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, que sugeriu uma alteração nas medidas propostas pelo Estado. “Já existe um debate muito forte sobre a questão envolvendo o IPVA e a mudança de isenção de 20 para 40 anos dos veículos. Contudo, acho que seria mais conveniente vincular um percentual dessa arrecadação a mais para manutenção das estradas vicinais por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o Daer.”

Eduardo Leite, por sua vez, reconheceu a necessidade do Estado estar mais presente na manutenção das estradas, no entanto ressaltou a dificuldade de vincular o IPVA a esse serviço. Por fim, revelou que programas devem ser criados pelo governo para auxiliar municípios nesse sentido.

Esta foi a sexta edição da série do chamado “Diálogo RS: Reforma Tributária”. A série de reuniões regionais com prefeitos, deputados, líderes e entidades regionais, iniciada no dia 29 de agosto, já passou anteriormente por outros cinco municípios – Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Assessoria de Imprensa Amvarp