Meio Ambiente RS RSS Destaques Estrela

Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente com atividade dos agentes mirins

Grupo ganhou uma muda de guabiroba para plantar no colégio e marcar a data (Foto: Jaqueline Backes)

Na manhã desta terça-feira (05), aconteceu a abertura da Semana do Meio Ambiente de Estrela. O evento, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, e alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), busca aumentar a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Na atividade do dia, agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé, acompanhados pela coordenadora de Projeto Integrado, Elis Regina da Silva, foram recebidos na Sala Verde pela coordenadora Regiane Mallmann. De acordo com o cronograma, a atividade seria realizada no Parque Municipal da Lagoa, mas em função do mau tempo foi transferida de local.

Os alunos da escola do Bairro Imigrantes realizaram atividades diversas. Entre elas, roda de conversa, dinâmicas de grupo e jogos que têm a água, sua preservação e importância, como tema central. Também receberam orientações sobre a separação do lixo e coleta seletiva. Para simbolizar o Dia do Meio Ambiente, ganharam uma muda de guabiroba, árvore nativa indicada para reflorestamentos em áreas degradadas, matas ciliares e amplamente cultivada nos pomares domésticos, para plantarem no colégio. Depois, caminharam até a Praça Menna Barreto para conhecer espécies nativas e contemplar os sons da natureza.

O grupo de estudantes já integra o projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental. Eles se reúnem mensalmente para tratar dos mais variados temas vinculados à preservação ambiental e depois agem como divulgadores destes conhecimentos e ações em suas famílias e comunidades.

Ao longo da semana estão previstas outras atividades como visita à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) e palestra sobre resíduos sólidos. A programação da Sala Verde terá seu último evento – o Dia “D” para descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós-consumo – no sábado (09.06), quando haverá o recolhimento de lâmpadas usadas e lixo eletrônico, no calçadão da cidade, das 9h às 12h. Serão recebidas até cinco unidades por pessoa, que devem apresentar CPF. A ação conta com apoio de empresas especializadas e visa o descarte correto dos materiais tóxicos.

Texto: Ascom Estrela e fotos: Jaqueline Backes