Oportunidade Educação Lajeado

Prefeitura amplia compra de vagas em creches privadas

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação, ampliou a compra de vagas em escolas privadas do município na educação infantil. Agora, em vez de 100 vagas, a Prefeitura poderá adquirir até 150 vagas. A faixa etária também foi ampliada: antes, a compra de vagas era destinada a crianças de 4 meses a 1 ano e 2 meses, e agora as vagas podem ser adquiridas vagas para crianças de 4 meses até 2 anos de idade. O objetivo da ampliação é oferecer mais vagas à comunidade. Além disso, duas novas escolas estão sendo construídas no município.

O credenciamento para que as escolas privadas interessadas em vender vagas para o município está sempre aberto e pode ser acessado aqui. A íntegra do edital pode ser acessada aqui. O credenciamento tem como objeto o “Credenciamento de pessoas jurídicas interessadas em prestar o atendimento de até 150 alunos, com idade de até 2 anos, na Educação Infantil, em turno integral de atendimento, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de vagas na rede pública municipal”.

As escolas interessadas em oferecer seus serviços ao município devem apresentar na Coordenadoria Especial de Contratação de Serviços e Aquisição de Produtos da Prefeitura um envelope contendo os documentos de habilitação necessários ao credenciamento (veja informações mais abaixo). O valor pago pelo município por aluno em turno integral é de R$ 760,00. As vagas serão ofertadas para crianças a partir de 4 meses até 2 anos que já estão inscritos na lista de espera e seguirão os critérios de chamamento definidos pelo Conselho Municipal de Educação (Comed).

Conforme a titular da Educação, Vera Plein, a Secretaria da Educação faz o chamamento dos bebês da lista de espera para que manifestem seu interesse na matrícula em uma das escolas que vierem a se credenciar. “Preencheremos essas vagas conforme os critérios e respeitando a nossa fila de espera. Queremos preencher todas as 150 vagas”, disse.

COMPRA DE VAGAS EM CRECHES JÁ BENEFICIA 74 ALUNOS

Atualmente, já há 74 alunos atendidos por meio de compra de vagas em escolas da rede privada do município, sendo 52 na escola Brincarolá, 10 na Educatus e 12 na Paraíso Infantil. Na Educatus, no bairro Americano, Luana Stoll e Carlos Stoll, 29 e 32 anos, inscreveram o pequeno Miguel Augusto Stoll. “Eu estava no meu último dia de férias quando a Secretaria da Educação me ligou, em fevereiro. No início, o Miguel chorava bastante, e agora, ele vem de braços abertos querendo as professoras. Aqui eu me sinto em casa”, conta Luana.

Passados dois meses após o nascimento de Arthur Presser Cardozo, a mãe Renata Presser, 34 anos, procurou por vagas em escolas do município. Ela conta que teve sorte pois após os 4 meses de licença maternidade, emendou 2 meses de férias. Depois dos 6 meses, o Arthur foi cuidado pelo pai, Luiz Ribeiro Cardozo, 34 anos, que também entrou em recesso. “Após nossas férias, tivemos que deixar o Arthur durante 3 meses com uma cuidadora. E para nossa surpresa, no final de março, nos ligaram informando da vaga. Ficamos muito felizes e optamos pela Educatus pela localização. Agora estamos aliviados e mais tranquilos. Por mais que ele seja um bebê, sabemos o quanto é importante frequentar a escola para o desenvolvimento e socialização dele”, ressalta Renata.

Na escola Brincarolá, no bairro Centro, se concentra o maior número de vagas. Entre as crianças beneficiadas, estão os irmãos gêmeos Enzo e Eloá Campos, filhos da vendedora Claudia Campos, 25 anos. “A localização da Brincarolá é ótima para mim pois trabalho aqui perto. Se não fossem essas vagas, não saberia o que fazer”, conta Claudia.

Catarina Stacke, 1 ano e 4 meses, chegou na Brincarolá há oito meses. Os pais Ederson Stacke, 31 anos, e Yasmin Guth, 26 anos, comemoram. “Essa vaga foi muito importante para nós. A adaptação dela foi tranquila e ela já chega sorrindo para as professoras, o que nos deixa muito tranquilos”, disse Yasmin.

A compra de vagas é considerada uma medida emergencial e temporária. Para reduzir o déficit de forma permanente, o município inaugurou em fevereiro de 2018 uma nova EMEI em Conventos, que atende hoje cerca de 240 crianças (em turno integral ou não) e está construindo outras duas EMEIs, uma no bairro Bom Pastor e outra no Santo Antônio. Cada uma delas oferecerá 188 vagas integrais.

COMO AS ESCOLAS PODEM SE CREDENCIAR PARA VENDER VAGAS

Para oferecer vagas privadas para o município, as escolas devem se credenciar junto à prefeitura. O edital para credenciamento e seus anexos podem ser obtidos através do portal www.lajeado.rs.gov.br ou poderão ser solicitados pelo e-mail da Coordenadoria Especial de Contratação de Serviços e Aquisição de produtos: procuradoria.licitacao@lajeado.rs.gov.br

Coordenadoria Especial de Contratação de Serviços e Aquisição de Produtos da Prefeitura Municipal

  • Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e nas sextas-feiras das 8h às 13h30
  • Telefone: (51) 3982-1045 e (51) 3982-1046
  • E-mail: procuradoria.licitacao@lajeado.rs.gov.br

 

 

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado