Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Prefeitura assina convênio com a Associação dos Coros de Teutônia

Teutônia traz, desde sua origem, a tradição do canto coral (Foto: Édson Luís Schaeffer/Arquivo/Divulgação)

Teutônia é a Capital Nacional do Coral, título que valoriza a tradição trazida com os imigrantes alemães, que começaram a colonizar a região desde 1858. Os anos foram passando, mas a tradição foi passando de geração em geração. Hoje, Teutônia conta com mais de 50 corais em atividade, sendo 41 filiados à Associação dos Coros de Teutônia (Acote). Dentre os corais em atividade ainda estão o Coral Municipal, o Coral Municipal Anos Dourados e o Coral Jovem Municipal.

Para fomentar a tradição e auxiliar as entidades que mantém viva esta tradição, a Prefeitura de Teutônia assinou, nesta terça-feira, dia 8 de janeiro, o Termo de Fomento Nº 01/2019 com a Acote. O convênio prevê a execução do projeto Encantando Gerações, sendo a forma legal encontrada pela Administração Municipal para auxiliar os corais. O Município repassará R$ 153 mil à entidade, a ser pago em duas parcelas. Por consequência, a Acote fará o repasse do recurso aos corais filiados.

O projeto Encantando Gerações tem como objetivo o acesso à cultura, a formação musical e a formação de plateia para a música, destinado aos coralistas e estudantes do município, integrando assim as gerações através de oficinas e apresentações, com repertório variado de música popular, folclórica, erudita nacional e internacional. A iniciativa ainda visa a contratação de maestros e regentes para capacitar os coralistas, assim como elaborar cronograma de apresentações em escolas, eventos oficiais do município ou da própria associação; custear gastos administrativos e financeiros da entidade; e divulgar o canto coral, incentivando a renovação dos integrantes, para dar continuidade à tradição.

Para a presidente da Associação, Rosita Jussara Schneider, a parceria entre a entidade o Município possibilita complementar as despesas dos corais. “Este convenio é muito importante para assegurarmos a existência dos corais, que tem muitas dificuldades para a manutenção dos seus regentes e os gastos com os eventos de outros coros em que participam. O valor que é repassado é importantíssimo, porem não é suficiente para a manutenção. Por isso, todos os coros buscam outras formas para completarem os gastos, como promoções, doações, rifas, eventos, entre outros”, coloca.

A presidente ainda acrescenta que o canto coral oportuniza inúmeros benefícios. “O canto coral é importante pela sua tradição, é um ambiente que reforça e cria valores, incentiva aos que participam ao aprendizado, ao trabalho em equipe e ainda a pensar no próximo, através da preocupação em montar repertorio que agrade e que estimule o espectador à diversas emoções. Por isso tudo, também é muito importante que se trabalhe sempre a renovação e participação de jovens neste segmento de cultura. A busca pela harmonia em canto de um coral pode ser comparada a busca de harmonia para a vida”, destaca.

A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rosana Schneider Rührwiem, destaca a importância da parceria. “Os corais representam a nossa cultura e difundem para outros municípios. Sentimos-nos muito felizes em estabelecer esta parceria e fomentar o projeto Encantando Gerações, para que possamos ter continuidade desta linda tradição, que tanto orgulha o município de Teutônia”, enaltece.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembra que a parceria é uma das formas de valorizar a tradição trazida com os antepassados. “Os corais são de extrema importância para o município, pois mantém a nossa essência, a nossa cultura. Além disso, as associações de canto tiveram e ainda têm a função de formar lideranças e manter as comunidades fortes, sem contar que os coros são importante meio de convívio social. Por isso, nada mais justo que renovar esta parceria com os nossos corais”, frisa.

Texto: Ascom Teutônia