Trânsito RS RSS Estrela

Prefeitura de Estrela testa lombadas de borracha

De fácil instalação, redutor de borracha está sendo testado (Foto: Jaqueline Backes)

Na tarde desta terça-feira (22), a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), por meio do Departamento de Trânsito, instalou redutor de velocidade – uma lombada de borracha – na Rua Geraldo Pereira, para testar eficiência do produto. O novo modelo foi proposto pelo coordenador de Trânsito da secretaria, Gerson Teixeira, que realizou pesquisa e acompanhou projetos já realizados em outros municípios.

Segundo ele, a lombada de borracha, ao contrário das tradicionais, tem a instalação simples e requer apenas parafusos e buchas para fixação. “A liberação da via é imediata”, diz, explicando que a sinalização foi feita na parte da manhã. “À tarde instalamos e já está em funcionamento”, ressalta. Conforme o coordenador, o redutor ficará colocado na Rua Geraldo Pereira por no mínimo um ano, em forma de teste. Se for comprovada a eficiência deste tipo de material, sua utilização será ampliada para outras vias.

João Eckert, membro da Associação dos Moradores do Alto da Bronze, vê com bons olhos a novidade. Ele diz que a instalação de um redutor de velocidade no local é uma reivindicação antiga dos moradores. Segundo Eckert, vários acidentes ocorreram em função da alta velocidade dos veículos naquele ponto, principalmente motos. “Antes da noite a gente senta em frente à casa para tomar chimarrão e vê os veículos em alta velocidade. Isto dificulta a passagem e coloca em perigo os pedestres”, explica.

Texto: Ascom Estrela