Saúde Lajeado

Prefeitura de Lajeado amplia atendimento de médicos clínicos gerais nos postos de saúde

Carine de Freitas elogiou a agilidade em que recebeu a consulta e prescrição médica

Com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento nos postos de saúde mantidos pelo município, a Prefeitura de Lajeado aumentou o número de horas com atendimento de médicos clínicos gerais em seis unidades. Conforme o secretário de Saúde (Sesa) de Lajeado, Cláudio Klein, a medida beneficia tanto os munícipes que buscam atendimento nas unidades onde ocorreu ampliação das horas com disponibilidade de atendimento médico, quanto para aqueles que buscam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que agora deve sentir uma redução na demanda por seus serviços.

Segundo o secretário, a UPA se destina a prestar o primeiro atendimento nas urgências e emergências com vistas à estabilização dos pacientes. A estrutura conta com equipamentos também para apoio ao diagnóstico, como eletrocardiograma e exames de radiografia. Porém, sua finalidade principal é o atendimento de urgências e emergências, ficando a cargo das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) o trabalho com foco na prevenção e tratamento de enfermidades. “Dessa forma, a tendência é de redução na procura pelo atendimento na UPA, que poderá atender mais rapidamente aqueles pacientes que têm urgência de atendimento”, explica.

Além das melhorias que já ocorreram em alguns postos de saúde com ampliação de horário com disponibilidade de médicos clínicos gerais, a Sesa ainda procura médicos para trabalhar mais 20 horas por semana na ESF do bairro Moinhos e mais 20 horas por semana no posto de saúde do bairro São Cristóvão.

Quem se beneficiou com a ampliação do atendimento médico foi Carine de Freitas, que procurou a ESF do Bairro Jardim do Cedro, nesta terça-feira (29/10), para uma consulta de enfermagem. Diante da necessidade de tratamento com medicamento que só pode ser fornecido mediante prescrição médica, foi imediatamente encaminhada para consulta com a médica Vanessa Galarça Jamal. “Gostei do atendimento que recebi, pois foi bem ágil conseguir a receita e agora já posso iniciar meu tratamento”, afirmou Carine, após a consulta.

As unidades com ampliação de atendimento de médico clínico geral

ESF Jardim do Cedro

Antes

64 horas/semana

A partir de 21/10

80 horas/semana

ESF Santo Antônio

Antes

36 horas/semana

A partir de 04/11

52 horas/semana

ESF Conventos

Antes

56 horas/semana

A partir de 04/11

80 horas/semana

ESF Conservas

Antes

24 horas/semana

A partir de 21/10

32 horas/semana

ESF Morro 25

Antes

12 horas/semana

A partir de 04/11

16 horas/semana

ESF Moinhos

Antes

40 horas/semana

A partir de 08/10

44 horas/semana

Sem definição, procurando profissional

60 horas/semana

Posto Saúde

São Cristóvão

Hoje

40 horas

Sem definição, procurando profissional

60 horas

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado