Arte Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado apoia exposição do encontro Bonsai Gaúcho 2019

O município de Lajeado recebe neste final de semana mais uma etapa do Bonsai Gaúcho 2019, encontro estadual que se realiza em várias cidades ao longo do ano. Nos dias 27 e 28 de julho (sábado e domingo), a comunidade poderá prestigiar o evento no Parque do Imigrante. O encontro faz parte do Calendário de Eventos Municipal de Lajeado, e a Prefeitura de Lajeado cedeu o pavilhão 4 para a exposição.
Haverá duas áreas distintas no local. Uma é de exposição aberta ao público, com entrada gratuita, com a presença de colecionadores de diversos locais do país apresentando suas plantas e onde poderão ser vistas árvores de alto nível técnico, decorrentes de muitos anos de trabalho. Neste local, haverá comercialização de bonsais, vasos, adubos e ferramentas para o cultivo das mini-árvores.
A outra área será destinada à realização de palestras e exibições de técnicas avançadas, sendo necessária inscrição prévia para participação nos três dias do evento.
Entre os destaques, estão a participação do palestrante italiano Mauro Stemberger, considerado um dos maiores artistas da atualidade na área e dono de uma das melhores coleções de Bonsai da Europa, e do brasileiro Felipe Dallorto, com especialização na Itália e Japão.
O que é bonsai
 
É um termo japonês que significa, em tradução literal, “plantado em uma bandeja”. Trata-se da arte de cultivar uma árvore em forma de miniatura, plantada em um vaso ou bandeja, de tal maneira que represente de forma realista a árvore original na natureza, mas em tamanho pequeno. Isso é feito por meio de técnicas de plantio, manejo, poda e cuidados especiais. É considerada uma forma de arte pelo grau de cuidado e dedicação exigido de seus criadores, que criam obras de arte na forma de árvores em miniatura.

Saiba mais:
– Exposição Bonsai Gaúcho 2019
– Entrada gratuita
– Dias: 27 e 28 de julho, sábado e domingo
– Horário: 9h às 18h
– Local: Pavilhão 4 do Parque do Imigrante
– Informações e inscrições para as palestras técnicas: (51) 99685-8540 ou daniel@topbonsai.com.br
Fotos: Daniel Haetinger/Divulgação