Obras Lajeado

Prefeitura de Lajeado executa obra de alargamento da Rua Elisabeth Beuren

Rua Elisabeth Beuren – Escavadeira alargando estrada

Atendendo a uma antiga reivindicação das famílias que residem em áreas lindeiras a Rua Elisabeth Beuren, em Alto Conventos, a Prefeitura de Lajeado está executando uma obra de alargamento de todo trecho da estrada. São quase 3 km de extensão que estão recebendo as obras de alargamento. Para quebrar as rochas e viabilizar o alargamento da via, está sendo utilizado um rompedor hidráulico. Outra máquina é utilizada para triturar as pedras grandes, permitindo que o produto final seja utilizado como base da área que agora é alargada. “As pedras maiores estamos botando nas encostas para evitar o desbarrancamento da estrada, e as médias e menores utilizando como base”, afirma Fabiano Bergmannm, secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp).

Enquanto as motoniveladoras são utilizadas para nivelar a estrada, a escavadeira hidráulica é usada para deslocar as grandes pedras, escavar as laterais dos barrancos e abrir as valetas para melhorias na drenagem pluvial. Bergmann destaca que a canalização pluvial foi ampliada na sua extensão e também foram substituídos os canos menores por outros com diâmetro maior. Caminhões ajudam no transporte de terra e das pedras e o acabamento da estrada é feito com rolo compactador, sendo depositadas, por fim, brita e saibro para finalizar o trabalho.

Conforme Bergmann, a estrada era muito estreita e dificultava a passagem de dois veículos em sentido oposto, além de apresentar curvas muito fechadas. “Está ficando tão larga quanto a estrada geral de Alto Conventos”, destaca Bergmann, afirmando que os serviços iniciaram no fim de dezembro de 2018 e devem ser finalizados em março.

 

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Coordenadoria de Comunicação Social
Gabinete do Prefeito Lajeado – RS
www.lajeado.rs.gov.br