Cultura RS RSS Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado lança edital do Circuito Cultural nesta terça-feira, dia 24

A análise dos projetos será feita pelo Conselho Municipal de Cultura (Foto: Imagem Aérea RS)

A Prefeitura de Lajeado lança hoje, dia 24, o edital de chamamento público para apresentação de projetos para o Circuito Cultural Lajeado. Aberto ao público, o evento será realizado no salão de eventos da prefeitura, às 9h. O projeto conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC), do qual receberá R$ 100 mil, com contrapartida de R$ 43 mil do município, oriundos da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado.

“Agora é o momento de os interessados conhecerem detalhes do edital para apresentarem projetos que contemplem os objetivos do Circuito Cultural Lajeado”, destaca o titular da Secel, Carlos Reckziegel. Segundo ele, o objetivo deste edital é levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade, com vistas a facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

A análise dos projetos será feita pelo Conselho Municipal de Cultura. O Circuito Cultural será dividido em três frentes: a primeira se destina ao fortalecimento da cultura gaúcha por meio de seminários, oficinas e apresentações do tradicionalismo gaúcho nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. A segunda se fundamenta na utilização de espaços públicos nos bairros para a realização de atividades culturais. Já a terceira frente se destina a fomentar ações culturais que se relacionem com traços da história de Lajeado, tendo como local de encontros o Parque Histórico de Lajeado.

Texto: Ascom Lajeado