Serviços RS RSS Lajeado

Prefeitura de Lajeado oferece atividades durante a Ação Global

A secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Brigada Militar, disponibilizará uma plataforma de observação elevada, com câmeras e sistema de monitoramento, para reforçar a segurança durante o evento (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Lajeado organiza diversas atividades com o apoio de suas secretarias para a Ação Global, um evento de saúde, educação lazer e cidadania que será realizado no dia 26 de maio no Parque do Imigrante.

A Ação Global é resultado de uma parceria entre Serviço Social da Indústria – SESI RS e a Rede Globo, e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado com a cessão do Parque para a realização das atividades.

Toda a programação e os serviços disponíveis serão gratuitos e abertos à comunidade, e pessoas de qualquer cidade podem participar. Nesta edição, Lajeado foi a cidade escolhida pelo Sesi e Rede Globo no Rio Grande do Sul para receber o evento, que acontece anualmente em todos os Estados brasileiros.

Confira abaixo os serviços e as atividades que a Prefeitura estará oferecendo na Ação Global:

– Divulgação dos serviços das secretarias;

– Visita Guiada ao Parque Histórico;

– Aula de Expressão Corporal;

– Oficina de Capoeira;

– Orientação quanto a alimentação saudável e alimentos processados;

– Práticas de leitura de rótulos;

– Construção de horta vertical;

– Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C;

– Teste de glicose;

– Apresentação dos serviços e equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência e Atendimento à mulher (CRAM), do Conselho Tutelar e do Procon;

– Esclarecimento de dúvidas e orientações sobre denúncia ambiental e licenciamento ambiental e florestal.

Feira de Adoção de Cães – O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria do Meio ambiente organizará uma feira de adoção de cães. Para adotar, o interessado deve portar documento de identificação com foto e preencher o termo de compromisso na hora. Além disso, haverá esclarecimento de dúvidas sobre o controle de zoonoses e vetores (borrachudo, mosquitos, ratos, pulgas e baratas).

Espaço da Prefeitura – Local para esclarecer dúvidas sobre serviços prestados pelo município, espaço de aproximação do poder público com a comunidade e área para atividades de recreação para crianças sobre os símbolos do município (bandeira, brasão e hino).

Ouvidoria – Espaço para recebimento de sugestões dos moradores de Lajeado sobre necessidades da cidade.

Cadastro Único – A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social fará a inscrição de famílias no Cadastro Único durante o evento. Os interessados devem levar certificado de residência e documento de identificação.

Junta Militar – Haverá confecção de documentos militares e verificação da situação militar/alistamento.

Plataforma de Observação Elevada – A Secretaria Municipal da Segurança Pública, em parceria com a Brigada Militar, disponibilizará uma plataforma de observação elevada, com câmeras e sistema de monitoramento, para reforçar a segurança durante o evento.

Maio Amarelo – O Departamento de Trânsito fará atividades referentes ao Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos nas estradas e rodovias.

Limpeza Pública – Divulgação dos serviços de coleta de lixo comum e coleta seletiva (dias, locais e horários) e informações sobre os serviços de capina mecanizada e a varrição urbana.

Centro de Educação Ambiental – Divulgação de atividades ambientais disponíveis para a comunidade, como oficinas, trilhas, palestras, visitações no Jardim Botânico e Aterro Sanitário.

Linhas de ônibus especiais

Em parceria com o Sesi, as empresas Ereno Dörr e Scherer disponibilizarão rotas especiais para a Ação Global, e o Cedelinho também terá um trajeto especial. Todos estes ônibus especiais são gratuitos.

Confira os horários e as rotas:

1) Ônibus Scherer

Trajeto saindo da Picada Scherer Alta, Picada Scherer, Centenário, Olarias, Igrejinha, Planalto, Campestre Asfalto, RS-130, Parada Posto Arco, BR-386, chegada no Alto do Parque

Saídas: 8h – 10h30 – 13h – 14h30

Retorno: 10h – 12h – 15h – 17h

2) Ônibus Scherer

Trajeto saindo da Divisa Lajeado/Santa Clara, São Bento (asfalto), Floresta, retorna asfalto São Bento, Moinhos d´Água, Avenida Benjamin Constant até o Ginásio da Montanha, Rua do Posto de Saúde da Montanha, Posto Neco, RS-130, BR-386, Alto Parque.

Saídas: 8h – 10h30 – 13h – 14h30

Retorno: 10h – 12h – 15h – 17h

3) Ônibus Ereno Dörr

Trajeto entre Parque dos Dick e Parque do Imigrante

Saídas do Parque dos Dick: 9h – 10h – 11h – 13h – 14h – 15h

Retorno do Parque do Imigrante: 9h50 – 10h50 – 11h30 – 13h50 – 14h50 – 15h50 – 17h

4) Cedelinho

Trajeto entre Casa de Cultura e Parque do Imigrante

Saída da Casa de Cultura: 9h – 10h – 11h – 13h – 14h – 15h

Retorno do Parque do Imigrante: 9h30 – 10h30 – 11h30 – 13h30 – 14h30 – 15h30

Texto: Ascom Lajeado