Obras Geral Lajeado

Prefeitura de Lajeado perfura mais um poço para abastecer Conventos

Fabiano Bergmann junto ao poço perfurado na Rua Sete – Bairro Conventos

Com o objetivo de evitar desabastecimento de água no Bairro Conventos, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviçios Públicos (Seosp), perfurou mais um poço artesiano no bairro. O local da perfuração fica na Rua Sete e, conforme o titular da Seosp, Fabiano Bergmann, a vasão passa de 50 mil litros/hora. Os custos dos canos galvanizados que chegam até o poço artesiano, do quadro de comando e fiação elétrica, bem como da bomba hidráulica de 50 CV de potência instalada no local chegam a R$ 35 mil. Além disso, Bergmann destaca que foi extendida uma rede de 110 mm por cerca de 130 metros para que, nos próximos dias, possa ser interligada a água deste poço à rede dos reservatórios da Rua José Franz e 25 de Julho. “Estamos nos adiantando para evitar que no futuro falte água em Conventos”, salienta o secretário.

Investimentos

Ainda em outubro de 2018, três novos reservatórios de água foram instalados no ponto mais alto da Rua José Franz. Cada um deles possui capacidade para armazenar 25 mil litros de água. Agora, somente neste ponto, podem ser armazenados 200 mil litros de água. Para se ter uma ideia do avanço com as melhorias, no início de 2017, o local tinha apenas dois reservatórios de 25 mil litros cada em operação.

O titular da Seosp, Fabiano Bergmann, destaca que no início de 2017 a prefeitura instalou, também, uma bomba de 20 CV de potência com 15 estágios para que a água pudesse ser distribuída às residências localizadas nas partes mais altas do bairro. Ressalta-se que em 2017, também, foi perfurado e ligado mais um poço artesiano à rede de abastecimento da Rua José Franz. O poço situa-se na Rua Ernesto Sanini, onde também foi instalada uma bomba de 15 HP com 14 estágios para dar maior capacidade de abastecimento da rede.

Além disso, no primeiro semestre de 2017, foi ampliada de 50 mm para 60 mm e 150 mm a canalização da rede da Rua José Franz. De acordo com Bergmann, somando todos custos com abertura de poços artesianos, compra e instalação de bombas, substituição, ampliação e deslocamento de rede, compra de reservatórios e construção de estruturas para sustentá-los, os investimentos ultrapassam R$ 300 mil. Ele destaca, também, que além dos investimentos na área urbana de Conventos, a Seosp melhorou o abastecimento no interior. Ainda em setembro de 2018, a prefeitura instalou um reservatório com capacidade para armazenar 25 mil litros na localidade de Alto Conventos.

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Lajeado – RS