Cultura Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado promove programação especial para o Dia do Patrimônio neste final de semana

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, promove a primeira edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em Lajeado. O evento acontecerá neste final de semana, nos dias 14 e 15/08, e envolverá a comunidade e entidades culturais e setoriais do Conselho Municipal de Política Cultural.
O Dia do Patrimônio tem o propósito de envolver a comunidade com o seu patrimônio cultural. A ideia é que o cidadão, ao reconhecer o patrimônio da sua região, atue ativamente na sua valorização e preservação.
– O Dia do Patrimônio é uma forma de valorizarmos a história e a cultura de Lajeado, fazendo também com que a comunidade relembre memórias afetivas do Centro Histórico de Lajeado – disse Ana Paula Labres, coordenadora da Casa de Cultura.
A programação do dia 14/08 começará às 9h, na Casa de Cultura. O evento “Passos Culturais” consistirá em um passeio guiado que tem por objetivo resgatar a memória cultural afetiva dos participantes e ensiná-los sobre a história cultural e arquitetônica de alguns patrimônios existentes no entorno da Praça da Matriz.
A caminhada, que tem previsão de duas horas, irá iniciar na Casa de Cultura, passará pelo Museu Histórico Municipal Bruno Born, contornará a praça, até chegar na Igreja Santo Inácio de Loyola. Após, no coreto da Praça da Matriz, acontecerá um sarau musical e literário e roda de conversa. A proposta é que os participantes compartilhem suas memórias sobre o Centro Histórico e ensinamentos culturais de artesanato, medicina caseira, receitas culinárias, entre outras manifestações.
Quem estiver interessado em participar da caminhada deve entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99740-6624, ou ligar para a Casa de Cultura pelo telefone (51) 3982-1081 até sexta-feira, 13/08.
No domingo, 15/08, as entidades culturais, os setoriais do Conselho Municipal de Política Cultural de Lajeado e a comunidade poderão contribuir com a data, publicando vídeos, textos e fotos de atividades voltadas ao reconhecimento, sensibilização, valorização e preservação do patrimônio cultural. As publicações devem estar marcadas com as redes sociais do evento no Facebook @diaestadualdopatrimonio, no Instagram @diadopatrimoniors e @secellajeado, além da hashtag #DiaDoPatrimônioLajeado.
Evento Passos Culturais
 
Data: 14/08
Horário: 9h
Local de saída: Casa de Cultura de Lajeado
Como se inscrever: Entre em contato pelo WhatsApp (51) 99740-6624, ou ligar para a Casa de Cultura pelo telefone (51) 3982-1081 até sexta-feira, 13/08.