Iniciativa Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado realiza campanha de incentivo à alimentação saudável

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação da Organização das Nações Unidas, celebrado neste sábado, 16/10, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (SESA) e a do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMA), está realizando uma ação para marcar a data em cada um dos Postos de Saúde do município. O propósito da atividade é incentivar os usuários a optarem por uma alimentação mais saudável.
Para isso, em cada unidade, foi organizado um local na sala de espera onde são disponibilizados cartazes informativos e mudas de árvores frutíferas, doadas pelo Jardim Botânico de Lajeado.

Os profissionais da saúde conversam com os usuários que estão aguardando pela consulta, salientando os benefícios do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, que são os alimentos mais naturais e que não contém aditivos, como corantes e conservantes. Além disso, alertam para os problemas causados pelo alto consumo de alimentos industrializados, conforme as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (clique aqui para acessá-lo).
– O tema do Dia Mundial da Alimentação de 2021 é “nossas ações são o nosso futuro”. Desta forma, plantando e consumindo alimentos naturais e “de verdade”, sem ingredientes estranhos como os conservantes, nosso corpo estará saudável e com qualidade de vida hoje e para o futuro. Os benefícios de consumir frutas da época são inúmeros, pois as vitaminas e minerais são exatamente o que o organismo mais precisa na mesma época do ano dos frutos. Como por exemplo, a bergamota é rica em vitamina C e no inverno auxilia o organismo a ficar fortalecido e prevenir resfriados – contou Luana Wollinger, nutricionista da Sesa.
Ao final da conversa, é ofertado aos usuários uma muda de árvore para que realizem o plantio. Os interessados recebem explicações sobre a espécie, dicas de como realizar o plantio e informações sobre o período de frutificação da árvore.
Maria Cristina da Rosa Bartz, 45 anos, se sensibilizou com o  tema e agora poderá aproveitar os frutos do pé de jabuticaba, que escolheu levar para casa.
– Me preocupo bastante com minha alimentação. Estou fazendo acompanhamento nutricional com a nutricionista do posto. Praticar exercício também tem me ajudado a não ter tanta ansiedade de comer e passei a comer salada, que antes eu não gostava. Escolhi a muda de jabuticaba porque eu gosto dessa fruta – contou Maria.
A ação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação se estenderá até esta sexta-feira, 15/10.