Obras Roca Sales Rural - Agricultura

Prefeitura e Emater realizam trabalho de recuperação das fontes

Três quartos da superfície da terra são cobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de Km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiros. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta terra serve para abastecer a população.

A água é considerada potável quando pode ser ingerida pelos seres humanos, entretanto, a maior parte da água está contaminada e não pode ser consumida diretamente.

Limpar e tratar a água são processos caros e complexos, e dessa forma isso causa um dos principais problemas a ser enfrentado neste século, este recurso vem sendo poluído de tal forma que já não se pode mais consumi-lo em seu estado natural.

E de que forma podemos começar esse processo? Num trabalho em conjunto entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Municipal da Agricultura e Obras, Conselho Municipal de Meio Ambiente e a ASCAR/EMATER-RS, através de incentivos, criou o Programa Municipal de Proteção de Fonte Superficial onde o produtor faz a solicitação, após é feita uma visita pelos técnicos da Emater para analisar o sistema de construção, o Conselho Municipal de Meio Ambiente custeia os materiais e o produtor entra com a mão de obra.

Segundo o Prefeito Municipal Amilton Fontana, “Esse trabalho é indispensável, pois com a proteção e manutenção das águas superficiais o produtor tem maior segurança de abastecimento de água com qualidade e quantidade para suprir as necessidades da propriedade”.

Já foram protegidas mais de 25 fontes e está previsto para este ano a proteção de mais de 30 fontes.

Em suma, segundo a equipe da ASCAR/EMATER-RS este trabalho é continuo, esperamos que num futuro breve estejamos com todas as fontes superficiais protegidas dando condições de consumo e com baixo custo.

 

Assessoria de Imprensa de Roca Sales