Eventos Destaques Lajeado

Prefeitura e entidades preparam o 1º Acampamento Farroupilha de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, em parceria com a Associação Municipal da Tradição Gaúcha (AMTG), que reúne as entidades de tradicionalismo do município, anunciaram a realização do 1º Acampamento Farroupilha de Lajeado. O evento está previsto para ocorrer de 13 a 20 de setembro no Parque dos Dick. O evento tem como objetivo valorizar as tradições gaúchas junto à comunidade em uma festa familiar e que desperte o interesse pelo tradicionalismo.

O prefeito Marcelo Caumo conheceu detalhes preliminares do projeto durante reunião na segunda-feira (1º/04), na qual o projeto foi apresentado pelo Secretário Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, e pelo presidente da AMTG, Daniel Armindo Becker. Participaram da reunião a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, a coordenadora especial de Contratação de Serviços e Aquisições de Produtos, Eliana Heberle, e o ouvidor do município, Gunther Meyer.

– Nosso objetivo é aproximar a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari do tradicionalismo, apresentando história e valores em um evento organizado e voltado ao público familiar, para que todos possam aproveitar. Teremos diversas atividades artísticas e culturais para mostrar a força das nossas tradições. Este Acampamento Farroupilha é um desejo antigo das entidades, e nossa expectativa é que se torne um marco da cidade e da região, tornando-se mais um evento tradicional do Vale do Taquari – disse Daniel Armindo Becker.

A ideia de realizar um evento deste tipo na área central de Lajeado surgiu a partir da percepção das entidades tradicionalistas de que o município conta com inúmeros CTGs e piquetes que poderiam se aproximar do público em um momento festivo como a Semana Farroupilha. Para evitar transtornos à área central, não serão permitidos cavalos no parque – apenas alguns poucos animais serão admitidos para as atividades culturais. Entre os objetivos do projeto, estão a divulgação da cultura gaúcha e integração da comunidade, a promoção de atividades culturais envolvendo a dança, a música, a indumentária e a culinária, oportunizar o conhecimento da história do Rio Grande do Sul e despertar o espírito cívico pelo resgate da história farroupilha.

– Nossa expectativa é muito grande, pois acreditamos que este tipo de evento contribui para promover conhecimento e cultura e também desperta o interesse da nossa comunidade pelo tradicionalismo – disse o secretário Carlos.

Junto ao parque, na área de estacionamento onde ocorreram os shows do Natal no Coração, será instalada uma aldeia com 24 galpões gauchescos, feitos de madeira, e que terão sua ocupação definida pelo AMTG com a parceria de empresas, entidades e organizações. Também será montado um palco no local para a realização de shows e apresentações artísticas. A ideia é que o espaço seja ocupado durante o dia, e conte com vigilância noturna para segurança. Toda a programação será gratuita, e haverá ainda oficinas e espetáculos específicos para estudantes. Para o cronograma de atrações, será respeitado o tipo de atividade a ser desenvolvido por cada entidade.

O Acampamento Farroupilha se encerrará com a já tradicional Cavalgada, que será realizada no dia 20 de Setembro e passará pelas principais ruas de Lajeado. O horário e o trajeto serão divulgados mais próximo do evento.

– Queremos dar início a este projeto e transformá-lo em uma grande atração do nosso município, uma festa familiar, organizada, que permita às crianças conhecerem as nossas tradições e à comunidade prestigiar e festejar a data farroupilha no nosso Parque dos Dick – disse o prefeito Marcelo Caumo.

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado