RSS Rural - Agricultura Destaques Estrela

Prefeitura emite licença para aviários que vão produzir 1,5 milhão de frangos

Novos aviários são totalmente automatizados, pelo sistema dark house(Foto: Paulo Ricardo Schneider)
Novos aviários são totalmente automatizados, pelo sistema dark house(Foto: Paulo Ricardo Schneider)

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, emitiu Licença de Operação (LO) para aviários do produtor Alexandre Luiz da Silveira, de Novo Paraíso, que vai produzir mais de 1,5 milhão de frangos ao ano. O documento foi entregue na manhã da quinta-feira (14) pelo secretário Hilário Eidelwein, que visitou a propriedade, acompanhado do secretário da Agricultura, José Adão Braun; do assessor do Gabinete do Prefeito, Jorge Both, e do engenheiro agrícola da Secretaria do Meio Ambiente, Arly Volken.

O empreendimento compreende cinco aviários, dos quais dois estão em fase final de instalação. Com o investimento nas duas novas unidades – a criação será pelo sistema darkhouse, que consiste na combinação de programa de luz com ventilação adequada – a produção passará de 67,7 mil frangos por lote para 192 mil. Considerando uma média de oito lotes por ano, será superior a 1,5 milhão de frangos/ano, ou 4,2 mil por dia. Conforme Alexandre Silveira, a última etapa para que se inicie a produção é a liberação por parte do Ministério da Agricultura, o que ele calcula que deva ocorrer em 20 dias, quando poderá receber os primeiros lotes. Oferecer um produto de qualidade, acompanhando as exigências do mercado, é que o motivou a investir no empreendimento.

Todas as instalações da propriedade totalizam em uma área de 8.584 metros quadrados. As novas possuem sistema automatizado, com controle que poderá ser feito pelo celular. Para a construção destas unidades foram movimentadas 1.550 cargas de terra e houve investimento também em um roto acelerador de compostagem, o primeiro automatizado a ser instalado no município. “É um empreendimento ambientalmente correto e merece nosso apoio por se tratar de um produtor jovem, que acredita e está investindo no setor”, destaca o secretário Hilário Eidelwein, citando aspectos como sistema de contenção de água para posterior aproveitamento, entre outros.

Já o secretário José Adão Braun ressalta que o setor de aves é um dos que mais tem crescido no município. A prefeitura, segundo ele, tem sido parceira dos produtores, e está à disposição para colaborar. “É um investimento extraordinário”, assinala. Segundo Braun, investimentos como o do produtor Alexandre da Silveira são importantes para o crescimento econômico do município, tanto pelo aumento da produção quanto da arrecadação do município.

Texto: Ascom Estrela