Obras Estrela

Prefeitura implanta sistema para melhor controle da frota

Informações sobre veículos e máquinas estarão disponíveis numa única plataforma 
A fim de melhorar o controle operacional da frota do município, o Governo de Estrela está implantando o Sistema de Gerenciamento de Frotas, que vai integrar as informações dos 185 veículos leves e pesados da prefeitura, numa única plataforma. O primeiro passo foi o cadastramento, com as características de todos os veículos, assim como dados sobre licenciamento, IPVA e seguro, por exemplo.
Será possível também o controle dos gastos com combustível e manutenção, acessar informações sobre os servidores habilitados (CNH, categoria, validade) e secretaria onde o veículo está lotado. O programa permite ainda o controle das rotas e finalidade dos deslocamentos. O sistema está sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos (SeadRh), sob a coordenação do Almoxarifado Central.  “O novo sistema possibilitará a criação de indicadores confiáveis, capazes de melhorar as decisões e tornar eficiente a aplicação dos recursos. Antes, o gestor nem sempre conseguia acompanhar a evolução dos gastos, como, por exemplo, o quanto foi despendido em manutenção em determinado veículo ao longo do ano”, observa  o secretário Jônatas dos Santos.
O coordenador do Almoxarifado Central, Silvio Schilling, acrescenta que o sistema permite a geração de relatórios com as despesas por veículo, secretaria e de toda a frota. Haverá, segundo ele, mais precisão em relação aos gastos com combustível e manutenção. A partir disso, conforme ressalta o secretário da Administração, o município poderá identificar situações pontuais, adotando medidas para reduzir os custos.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela