Geral RS RSS Venâncio Aires

Prefeitura inicia emissão de guias do IPTU para pagamento em cota única

Quem optar pelo pagamento à vista tem desconto de 20% (Foto: Cristiano Silva)
Quem optar pelo pagamento à vista tem desconto de 20% (Foto: Cristiano Silva)

A quarta-feira (10), começou com um grande movimento na prefeitura de Venâncio Aires. Iniciou o período de emissão dos boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O documento vale para pagamento à vista, com desconto de até 20% para quem quitar até o dia 25 de janeiro. Este percentual é referente aos 15% de antecipação do pagamento e outros 5% de bom pagador (contribuintes sem débitos junto ao Município).

Além disso, quem possuir ações sustentáveis nos imóveis, como composteiras, calçadas padrão, reutilização de água e energia solar, poderá garantir outros 35% de redução no valor do tributo. Entretanto, para garantir essa diminuição é preciso comprovar, por meio de protocolo na Prefeitura de Venâncio, as ações que se enquadram no “IPTU MAIS”.

Para garantir os 20% de desconto no pagamento antecipado é preciso quitar o boleto até o dia 25 de janeiro. A partir desta data o valor de diminuição passa para 15%, com prazo de pagamento até o dia 10 de março. Após esse período o IPTU passa a ser cobrado de forma parcelada, em oito vezes, e os carnês serão distribuídos pelos Correios, a partir do próximo mês.

Além de retirar a guia de pagamento na Prefeitura, o contribuinte que preferir pode imprimir o boleto. Basta acessar o site www.pmva.com.br e clicar no banner fixo na página principal e estar munido de CPF.

Texto: Ascom Venâncio Aires