Segurança Destaques Muçum

Prefeitura inicia tratativas para instalação de videomonitoramento

O prefeito, Mateus Trojan, recebeu no gabinete do Poder Executivo de Muçum, na última sexta-feira, dia 09, o Comandante das Companhias de Polícia Militar de Lajeado, Arroio do meio e Encantado, Capitão Jorge Luiz Engster; e o Comandante do Grupo de Polícia Militar de Muçum, Soldado Luis Carlos Dias. Entre os motivos da reunião, esteve as tratativas acerca da instalação de um sistema de videomonitoramento no município. Participaram da conversa sobre o assunto, ainda, os representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Muçum (CONSEPROM), Alanor Trojan e Enestor Ulmi.

De acordo com Trojan, o objetivo é executar a instalação de um moderno sistema de cercamento eletrônico, que tenha como foco o controle de tráfego de trânsito e acessos à cidade, facilitando o registro de furtos e roubos, ações de vândalos, captura de foragidos e identificação de veículos roubados. O prefeito conta que a ideia é pela implantação de um sistema semelhante aos já presentes em outros municípios. “Já estudamos há algum tempo modelos diversos para buscar alternativas ao alto investimento. Agora, temos o formato definido. Inicialmente, queremos oferecer o cercamento eletrônico, cobrindo todas as entradas e saídas da cidade e, posteriormente, de forma gradativa, ampliando as áreas de cobertura”, explica.

Trojan salienta que a execução do projeto é uma meta da gestão, prevendo entregar o sistema instalado no início de 2022. O primeiro passo é a adesão ao Sistema de Segurança Integrada entre os Municípios (SIM), do Governo do Estado, permitindo o compartilhamento do sistema com a segurança pública estadual e a Brigada Militar. Após, deve ser iniciado o trâmite legal para firmar convênio entre o CONSEPROM e o município, para posterior contratação do serviço. “É uma iniciativa que tem foco na melhoria do setor de segurança de Muçum” define.