Meio Ambiente Destaques Lajeado

Prefeitura instala três ecopontos para receber resíduos especiais no município

Os moradores de Lajeado agora contam com três locais para destinarem seus lixos especiais. Nesta quarta-feira, 10/04, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), instalou três ecopontos nos bairros Centro, Alto do Parque e Conventos. A ação integra o projeto-piloto para coleta seletiva no município e faz parte de um projeto maior denominado Lixo Certo. Nos contêineres plásticos, é possível descartar resíduos secos recicláveis, eletrônicos, lâmpadas e óleo de cozinha.

Os três novos pontos estão localizados no Parque Professor Theobaldo Dick (Parque dos Dick), na Área Verde entre o Alto do Parque e São Cristóvão (Rua José Ricardo Eick) e na Área Verde de Conventos (Rua Romeu Armange). Cada ponto conta com três contêineres diferentes. Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Isa Carla Osterkamp, os locais foram escolhidos por serem considerados três locais diferentes, com maior movimento, aos quais podem ter acesso pessoas de diferentes bairros. No Parque dos Dick, por ser um local central na cidade e muito frequentado nos finais de semana, as pessoas poderão aproveitar e trazer os resíduos quando visitarem o local. A ideia da Secretaria é instalar mais pontos em outros bairros da cidade. “Esses são projeto-piloto. Vamos analisar como será a aceitação e destinação correta por parte da população para espalharmos mais pontos como esses pela cidade”, explica Isa.

Os contêineres são verdes e estão adesivados com a informação do que pode ou não ser depositado. Com o projeto, a comunidade não precisará mais esperar pelo dia da coleta seletiva para tirar o lixo de casa, e poderá depositá-los de forma correta nos contêineres. “O objetivo é incentivar a educação ambiental e a preocupação com a reciclagem. Esperamos que a comunidade abrace a causa, pois destinando o lixo de forma correta estaremos cuidando do meio ambiente, gerando renda e evitando contaminação da natureza e riscos à saúde”, ressalta Isa. Ainda, a coordenadora lembra que os resíduos podem ser reutilizados. “Com o óleo de cozinha, é possível produzir sabão sem poluir os recursos hídricos. Pois uma gota de óleo pode poluir muitos litros de água”, explica.

Além dos ecopontos, a Sema continuará recebendo lixos especiais na sua sede (Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano), como eletrônicos e óleo de cozinha.

A coleta do lixo especial depositado nos ecopontos serão recolhidos semanalmente ou quinzenalmente, conforme a necessidade.

Saiba o que pode ser depositado em cada contêiner:

– Ecoponto de coleta seletiva de lâmpadas e óleo de cozinha: lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED. O óleo usado deve ser colocado em uma garrafa pet e ser tampado.

Ecoponto de coleta seletiva de eletrônicos, pilhas e baterias: monitores CRT ou LCD, teclados, mouse, impressoras, notebook, telefones celulares, CPUs, centrais telefônicas, placas de rede, aparelhos de som, máquina fotográfica, TV, pilhas e baterias.

– Ecoponto de coleta seletiva de recicláveis secos:

Papel: folhas de papel, jornais, revistas, papelão, cartolinas, cartolinas, embalagens e folhetos

Metal: latas de alumínio, latas de aço, ferragens, canos, esquadrias e arames

Plástico: tampas, embalagens, garrafas PET, PVC, sacos, isopor e baldes

 

 

Textos e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de  Lajeado