Obras Muçum

Prefeitura investe em redes de escoamento e abastecimento de água

O Centro da cidade é um dos pontos contemplados com melhorias

Administração Municipal afirma que trabalho acontece na busca pela melhora da qualidade de vida da população

Segundo o IBGE, baseado em dados de 2012, 29,7% dos domicílios no Brasil não possuem acesso simultâneo à água, esgoto e coleta de lixo. Na contramão da falta de assistência para um saneamento básico de qualidade, a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Viação, esteve nas últimas semanas em alguns bairros do município promovendo a troca de tubulações das redes de água e escoamento das águas pluviais. No entanto, segundo o Governo Municipal este é um tipo de investimento que não se resume aos trabalhos recentes. Para sintetizar, segundo o setor financeiro da Prefeitura, desde 2018 até hoje, já foram investidos aproximadamente R$ 40 mil para melhorias em redes de água e outros cerca de R$ 20 mil para melhorias na rede de escoamento.

Para dar vazão às águas da chuva são usados tubos de concreto. Já para o funcionamento pleno da rede de água, a antiga tubulação é substituída por mangueiras de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Muito utilizados nas redes de saneamento de água, o material tem garantia de resistência a impactos e químicas, além de ser atóxico para transportar a água com qualidade. Bairro Fátima, Centro e Jardim Cidade Alta são alguns dos bairros que já se valem da tubulação PEAD em sua rede.

Conforme o prefeito Lourival de Seixas, a ideia é otimizar os serviços que estão diretamente ligados a qualidade de vida da população. Para ele, o pleno fornecimento de água potável, coleta de lixo, tratamento de esgoto, limpeza das vias públicas, contenção de alagamentos, entre outros, fazem parte deste contexto. “O tratamento adequado da água, incluindo o transporte até as residências, o escoamento adequado e as coletas de lixo, entre outras ações de melhoria das condições sociais de higiene pública, é uma questão de saúde”, destaca.

 

Créditos: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum