RS RSS Destaques Geral Lajeado

Prefeitura recebe sete novos veículos para Saúde, Educação e Trânsito

Veículos novos vem para garantir a segurança, condições de trafegabilidade e maior conforto aos usuários(Fotos: Bianca Mallmann)
Veículos novos vem para garantir a segurança, condições de trafegabilidade e maior conforto aos usuários (Fotos: Bianca Mallmann)

A Prefeitura de Lajeado recebeu nesta quinta-feira (28) sete novos veículos que serão utilizados nas secretarias da Saúde e da Educação e no Departamento de Trânsito. Seis veículos foram entregues pela manhã, e um à tarde. A frota foi identificada com adesivos utilizando a marca renovada da Prefeitura de Lajeado, que é composta pelo brasão do município e pela tipografia “Prefeitura de Lajeado”. Esta nova marca busca dar caráter permanente à identidade visual da prefeitura, evitando assim a troca dos logotipos dos veículos a cada quatro anos.

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu três carros modelo Ônix. Um deles foi adquirido com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais João Derly e Carlos Gomes, e os outros dois foram adquiridos por meio de um programa do Ministério da Saúde. Os veículos serão usados para o transporte de pacientes, visitas domiciliares a pacientes, visitas a estabelecimentos pela vigilância sanitária e epidemiológica e outras atividades da secretaria. Com a chegada dos novos carros, um veículo cedido que era usado pela área será devolvido.

A Secretaria Municipal da Educação recebeu um veículo Spin e um Cobalt, que serão usados nas visitas das equipes de supervisão às 47 escolas e Projetos Vida da rede municipal de educação, permitindo a ampliação das visitas e acompanhamento das atividades. Um furgão Renault Master será utilizado para a distribuição da merenda nas escolas, substituindo o atual veículo, que passará a ser utilizado para serviços gerais da secretaria.

O Departamento de Trânsito recebeu um utilitário Oroch, que será usado na fiscalização de trânsito do município.

Com a entrada destes novos veículos no patrimônio do município, pelo menos quatro veículos (3 leves e 1 de mais de 5 passageiros) já estão aguardando os procedimentos para descarte, que, por exigência legal, deve ocorrer por meio de leilão.

A atual frota da prefeitura conta com 145 veículos, dos quais 37 foram adquiridos depois de 2014. Isso significa que 75% da frota tem mais de 3 anos de uso (foi adquirida antes de 2014), o que implica em aumento dos custos de manutenção. Muitos veículos são utilizados quase em tempo integral, especialmente os usados para transporte de pacientes, fiscalização do trânsito e outras atividades, o que amplia potenciais riscos ao transitar.

“A renovação gradual e permanente da frota é uma medida de manutenção do patrimônio público, garantindo segurança e condições de trafegabilidade dos veículos e também maior conforto aos usuários, especialmente os munícipes, como é o caso dos pacientes que são transportados. A melhoria da frota tem por objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão, ao possibilitar melhores atendimentos (como na saúde), maior fiscalização (como na vigilância sanitária), e melhor distribuição de recursos (como na merenda)”, diz a secretária de Administração, Andreia Brisolara.

Texto: Ascom Lajeado