RS RSS Geral Marques de Souza

Prefeitura vai regularizar poços artesianos

Os testes são obrigatórios e visam encaminhamento de pedido de outorga das redes (Foto: Reprodução/Google)
Os testes são obrigatórios e visam encaminhamento de pedido de outorga das redes (Foto: Reprodução/Google)

A Prefeitura de Marques de Souza vai iniciar nesta terça-feira (23), às 8h da manhã, a regularização dos poços artesianos de Linha Atalho, Tamanduá e Bela Vista do Fão. O trabalho acontece junto ao Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os testes de vazão e capacidade de abastecimento ocorrem para que seja encaminhado o pedido de outorga das redes. A averiguação é fundamental e exigida pelo órgão outorgante.

O Departamento Municipal de Meio Ambiente alerta a comunidade, especialmente para o teste de vazão, que testa a capacidade dos poços durante 24 horas. “Isso é exigido porque precisamos saber a real capacidade dos poços e somente deixando vazar para podermos confirmar. Então pedimos para que as pessoas não se preocupem com a água vazando. Estará tudo sob controle e seguindo um protocolo de exigências”, lembra o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Elemar Camargo.

O teste na prática

Durante 24 horas serão ligadas as bombas d’água e por períodos intercalados será medido o nível da água de cada poço. Essa água jorrará campo afora.

Texto: Ascom Marques de Souza