RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Prêmio O Futuro da Terra homenageia pesquisadores e entidades que contribuem para o desenvolvimento do plantio de arroz e soja

Segundo Sartori, os homenageados se dedicam e trabalham para agregar valor às cadeias produtivas e desenvolvem estudos para impulsionar um setor que responde por mais de 40% do PIB - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piatini)
Segundo Sartori, os homenageados se dedicam e trabalham para agregar valor às cadeias produtivas e desenvolvem estudos para impulsionar um setor que responde por mais de 40% do PIB (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piatini)

Pesquisadores e entidades que contribuem para o desenvolvimento do plantio de arroz e soja, da integração da lavoura e pecuária, da entomologia agrícola, do cultivo de espécie frutíferas, além da conservação do bioma pampa foram agraciados com o prêmio O Futuro da Terra, entregue nesta segunda-feira (29), durante a 39ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O evento é promovido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). São nove prêmios divididos em quatro categorias.

“O reconhecimento de pesquisas, práticas e iniciativas que estimulem a sustentabilidade e a produção de conhecimento em favor do agronegócio merece ser aplaudido. É o caminho para garantir mais produção e produtividade”, destacou o governador José Ivo Sartori, que também afirmou que os homenageados se “dedicam e trabalham para agregar valor às cadeias produtivas e desenvolvem estudos para impulsionar um setor que responde por mais de 40% do PIB”.

O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, falou que o Futuro da Terra destaca e homenageia trabalhos de gaúchos em busca de melhoria das técnicas utilizadas pelos agricultores. “Nos últimos 20 anos aumentamos 39% a área plantada da agricultura e crescemos 141% a produção. Caminhamos para ser o maior exportador mundial”, afirmou.

Estiveram presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; o diretor-presidente da Fapergs, Marco Antônio Baldo; o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca; e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Confira os premiados por categoria:
Prêmio Especial
Maurício Miguel Fischer

Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias
Alencar Junior Zanon
Jamir Silva da Silva
Antonio Ricardo Panizzi

Preservação Ambiental
Carlos Nabinger
Josué Sant’Ana

Laboratório de Fixação Biológica do Nitrogênio – Fepagro
Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo
Yara Suñé
Departamento de Horticultura e Silvicultura – FA – Ufrgs

Texto: Ascom Estado