RSS Eventos Estrela

Prendas e peões reverenciam cultura tradicionalista na Estrela Multifeira 2017

Invernada Artística do CTG Raça Gaudéria encantou o público (Foto: Frederico Sehn)
Invernada Artística do CTG Raça Gaudéria encantou o público (Foto: Frederico Sehn)

O gaiteiro abriu a gaita e a 5ª Estrela Multifeira se transformou em um fandango na noite desta sexta-feira (08). As prendas e peões vieram ao Porto de Estrela atraídos pela programação artística e musical tipicamente gaúcha e, ao som de intérpretes tradicionalistas, manifestaram na dança e no canto sua admiração pela cultura do Estado na pista do Espaço LIC Pró-Cultura-RS.

Lucas Piccinini e Tiago Kirst abriram o baile, seguidos pela Invernada Artística do CTG Raça Gaudéria. As saias rodadas dos vestidos femininos e o sapateado das botas masculinas encantaram o público, agraciado com cinco canções em duas divisões: a equipe mirim, composta por 24 crianças e adolescente de 4 a 13 anos, e o adulto, representado por 16 dançarinos com idades a partir de 17 anos. Diante dos espectadores, os artistas mostraram toda a graciosidade e energia do espírito gaudério. Segundo a integrante e professora da Invernada, Bruna Martins Thurow, essa foi a segunda vez que o grupo participou de uma Estrela Multifeira e, mais do que visibilidade, se buscou sensibilizar jovens e familiares para o tradicionalismo. “É desde pequeno que se cria a raiz nativista”, afirmou.

Encerrando a noite, o Grupo Rodeio fez com que o tablado de cerca de 65 metros quadrados em frente ao palco ficasse lotado. Dividindo a atenção entre o show e a filha Helena, o casal Everton Kluge e Ana Paula Pitol, de Estrela, estavam animados com a atração e exibiam com talento as habilidades que os transformaram em instrutores de dança. “No mundo em que a gente vive hoje, a cultura gaúcha é a melhor coisa que tem”, considerou Ana Paula. Quando questionada sobre a banda que embalava a festa, foi categórica: “Eles são superconceituados. É o melhor grupo do gênero”.

As apresentações artísticas e culturais na Estrela Multifeira são viabilizadas pelo Sistema Unificado Pró-Cultura/RS da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa é da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e conta com o patrocínio da Rota Indústria Gráfica, Altari, Girando Sol, Launer, Metanox, Redemac Morelli e Brasilata.

Texto: Assessoria de Imprensa