Destaques Polícia Lajeado

Presídio Feminino de Lajeado será inaugurado em 25 de novembro

Secretário Cezar Schirmer visitiou o presídio nesta sexta-feira (14) - Foto: Claiton Silva/Ascom SSP)
Secretário Cezar Schirmer visitiou o presídio nesta sexta-feira (14) (Foto: Claiton Silva/Ascom SSP)

O Presídio Feminino de Lajeado já possui data para sua inauguração. Em 25 de novembro, as 20 primeiras detentas iniciam a ocupação da estrutura de 1.300 metros quadrados, construída com recursos oriundos da comunidade local. O acordo foi firmado, na sexta-feira (14), pelo secretário Cezar Schirmer e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e entidades da sociedade civil organizada após visita ao presídio.

A iniciativa de Lajeado foi elogiada por Schirmer, que considera um modelo para os demais municípios do RS. “Temos aqui a prova de que a Segurança Pública, quando encarada como uma responsabilidade de todos, apresenta resultados positivos”, destacou. A superintendente da Susepe, Ane Marli Stock, acompanhou o secretário durante a agenda.

A capacidade total do presídio é de 72 vagas. Sua construção levou 15 meses e foi concluída a cerca de 90 dias. O valor investido pela comunidade foi de R$ 830 mil, sendo R$ 218 mil para o albergue anexo, de 126 vagas, destinado a presos do regime semiaberto.

Caberá ao Estado à alocação de servidores e a aquisição de alguns bens materiais ainda necessários para operação da unidade prisional. O efetivo inicial será de dez agentes penitenciários, número considerado adequado para o início dos trabalhos.

Luiz Abreu Johnson, juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais do município, destacou a prioridade dada por Schirmer à questão. “Desde o nosso primeiro contato, tivemos a promessa do secretário de que o processo seria agilizado. Hoje temos uma data e a certeza de que o investimento receberá do Estado à devida reciprocidade”.

Texto: Ascom Estado