Encantado RSS Destaques Polícia

Presos cuidam de horta no Presídio de Encantado

Horta do Presídio Estadual de Encantado (Foto: Divulgação)
Horta do Presídio Estadual de Encantado (Foto: Divulgação)

Sustentabilidade. É o que procura a direção e equipe técnica do Presídio Estadual de Encantado, que vem oportunizando trabalho para os apenados na horta da casa prisional. São três detentos responsáveis pela manutenção e conservação da horta, sendo um do regime semiaberto e dois do regime fechado, que possuem autorização judicial para realizar o ofício.

A horta, que mede em sua totalidade cerca de 200 m², tem apoio técnico da EMATER e é mantida com recursos dos próprios servidores do presídio. As hortaliças colhidas são utilizadas para complementação da alimentação dos apenados e funcionários do estabelecimento, e são 100% orgânicas.

Além disso, foi construída uma estufa, que deverá fornecer as mudas para a horta durante todo o ano, possibilitando a doação das hortaliças para outras entidades. De acordo com o administrador, o psicólogo Gustavo Hamann de Freitas, após a reformulação da horta, “foi possível melhor aproveitar o espaço, cultivando diversos tipos de hortaliças e possibilitando o tratamento penal”.

Texto: Ascom Susepe