A Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, junto com o Procon/RS, deverá realizar uma audiência pública para debater a situação das telecomunicações no Vale do Taquari. A garantia foi dada pelo titular da pasta, secretário Catarina Paladini, que na última sexta-feira (26.04) participou da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela. Na ocasião ele recebeu documento elaborado pelo Codevat com uma avaliação dos serviços na região, entregue pela presidente do Conselho, Cíntia Agostini, e pelo presidente da Amvat, Jonatan Brönstrup. O secretário também recebeu notificação do arquivamento da pauta anterior acompanhada pelo Ministério Público (MP) entre 2014 e 2018, a pesquisa realizada à época e o novo levantamento. Amvat e Codevat solicitam apoio das autoridades para o atendimento pleno da cobertura de sinal no Vale do Taquari.
A pesquisa aplicada neste ano observou os mesmos parâmetros da realizada em 2014. Foram registrados 57 retornos da população regional, de 22 municípios do Vale do Taquari. Os respondentes foram convidados a opinar a partir de suas experiências com a telefonia fixa, a móvel e a internet na região.
Todos os municípios possuem serviços de telefonia fixa no Vale do Taquari – a cobertura da Oi é de 73,7% nos 22 que responderam à pesquisa. No entanto, metade informa que este serviço não está disponível em todo o município, uma vez que são várias as áreas rurais com problemas.
Em relação à telefonia móvel, as operadoras mais utilizadas na região, de acordo com o questionário, são a Vivo (91,2%), Claro (70,2%), Tim (52,6%) e Oi (40,3%). Em se tratando dos serviços prestados, 90,8% apontam que os serviços são péssimos, ruins ou regulares. O percentual da pior avaliação – péssimo – é superior a 35%. A pior classificação é da operadora Tim, seguida pela Oi e Claro.
Internet
Quanto aos serviços de internet foram indicadas 18 diferentes empresas prestadoras de serviços. Para 63,1% dos respondentes as conexões prioritárias são fibra óptica e rádio; seguidas por rede móvel (3G/4G) e rede cabeada. A avaliação dos serviços de internet também é negativa. Para 79,3%, os serviços de internet ou são péssimos, ou ruins ou regulares.
Texto: Paulo Schneider (Amvat) e Lucas Wendt (Codevat)