Coronavírus Saúde Westfália

Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegam ao Município

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente foram os cinco primeiros imunizados

Profissionais da linha de frente foram os primeiros imunizados contra a Covid-19

As primeiras doses da vacina contra o Coronavírus (Covid-19) chegaram à Westfália na manhã desta quarta-feira, dia 20 de janeiro. Neste primeiro lote, o Município recebeu cinco doses, as quais foram aplicadas a profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença, integrando o primeiro grupo prioritário de imunização.

Ao Município, foi disponibilizada a vacina CoronaVac, que será oferecida aos grupos prioritários (atendendo a norma técnica do Ministério da Saúde, por se tratar de uma pandemia) conforme a disponibilidade de lotes. Os cinco profissionais que já receberam a vacina têm a segunda dose assegurada, mesmo que estas ainda não estejam disponíveis no Município. Ela será aplicada num período de 20 a 30 dias após a primeira dose.

Conforme o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS), Alexandre dos Santos Nunes, não é momento de procurar o Posto de Saúde para a imunização contra a Covid-19, pois não há doses disponíveis. “Pedimos que a população fique tranquila e tenha paciência, pois novas doses deverão chegar ao Município. Infelizmente, não há como precisar quantidades e prazos. Pedimos, apenas, que os munícipes acompanhem as mídias digitais oficiais da Prefeitura, pois nestes canais atualizaremos sempre que houver alguma novidade”, frisou.

A ordem dos grupos prioritários é definida por meio de norma técnica do Ministério da Saúde e precisa ser seguida à risca. O Município não pode estabelecer uma ordem de vacinação diferente. Assim, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 foram os primeiros vacinados em Westfália.

A divisão das doses para os 37 municípios do Vale do Taquari foi realizada pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. A região, por sua vez, recebeu um total de 4.240 doses.

 

Medidas preventivas devem seguir sendo adotadas

Por mais que a vacinação contra a Covid-19 tenha iniciado, não é momento de afrouxar os cuidados em relação à doença, inclusive por parte daqueles que já estão imunizados. A equipe da UBS de Westfália orienta para que os cuidados básicos sejam mantidos, como utilizar, sempre que for sair de casa, máscara de proteção; higienizar sempre bem as mãos e com frequência; evitar aglomerações; utilizar álcool em gel; entre outros.

O processo de imunização será lento, levando em conta o processo de fabricação da vacina. Nesse sentido, a coordenadora da Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Simone Heemann, reforça o pedido para que a comunidade westfaliana mantenha os cuidados. “Precisamos que a comunidade siga se cuidando e fazendo a sua parte. Não estamos livres da doença e, por isso, não podemos afrouxar. Contamos com toda a comunidade”, pontuou.

 

Créditos: Paloma Driemeyer Valandro/AI