Esporte Estrela

Primeiro dia de defesas e pontos nos Jogos Escolares de Estrela

Handebol feminino infantil jogos escolares de Estrela – Angeli

Handebol apontou os campeões infantis da modalidade que seguirá nesta quarta e quinta-feira

Foi aberta nesta terça-feira (11) a temporada 2019 dos Jogos Escolares de Estrela. A largada da promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) se dá com o handebol. A primeira das nove modalidades do calendário começou com a categoria infantil (alunos nascidos entre 2004/05), que já apontou seus campeões, e seguirá nesta quarta (12) e quinta-feira (13), então respectivamente com as categorias juvenil (2002/03) e mirim (2006/09). Os três dias envolverão 36 equipes masculinas e femininas de nove escolas das três redes de ensino em 68 partidas, tendo sempre como sede o Ginásio Municipal Ito João Snel, a partir das 8h.

Participam da etapa handebol elencos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cônego Sereno Hugo Wolkmer, (Emef) Leo Joas; Emef Pedro Jorge Schmidt; (Emef) Pinheiros; todas municipais. Também a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela; Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Ieeem), estas estaduais; e os colégios Martin Luther (CML) e Santo Antônio (CSA), particulares.

Para a professora e técnica do Ieeem, Simone Borochedes, os Jogos são uma ótima oportunidade de o aluno tomar confiança. “Os jovens atuais estão um pouco carentes de autoconfiança. Temos aqui a obrigação de passar um pouco disso a eles, de elevar a autoestima, que na sua maioria também está baixa, e mostrar que, mesmo quando nas derrotas há o que aprender, e de maneira divertida”, diz. A aluna da Emef Pinheiros, Maria Eduarda Bazanella (12) comemora a oportunidade. “É divertido, nos integramos, praticamos esportes, o que é muito importante. É um privilégio representar minha escola”, destaca a jovem que, pela idade, voltará à quadra com o time mirim. “E espero disputar outras modalidades ao longo do ano”, afirma.

Resultados

No infantil (2004/05), nesta terça-feira (11), foram 14 equipes, sendo sete femininas e outras sete masculinas. Foram disputadas 26 partidas até se conhecer os campeões. Nas duas competições os títulos ficaram com o CSA, após vitórias nas finais sobre a Emef Leo Joas, vice-campeã nos dois naipes. O CML ficou em terceiro no masculino e o Ieeem levou o bronze no feminino. A categoria juvenil (2002/03) contará com 16 elencos, oito em cada naipe, também divididos em duas chaves, com 16 jogos no total. Na disputa mirim (2006/09) serão 14 grupos em quadra, sete em cada disputa, com 26 confrontos programados no total. Nas três categorias são premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada naipe.

Além do handebol, o calendário dos Jogos Escolares programa ainda a realização do tênis de mesa, vôlei, futsal, basquete, futebol sete, atletismo, a natação e o xadrez, que inclui junto o tradicional Torneio Estudantil de Xadrez, este de abrangência regional, já em sua 11ª edição. A expectativa é de, nas nove modalidades programadas, contar com até 2,3 mil participantes de 18 escolas, sendo que muitos alunos disputam mais de uma modalidade. Informações na Smel pele telefone 3981-1067.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela