Economia Serviços Bom Retiro do Sul

Primeiro quadrimestre de 2020 registra saldo positivo na geração de empregos em Bom Retiro do Sul

Primeiro quadrimestre de 2020 registra saldo positivo na geração de empregos em Bom Retiro do Sul

O Ministério do Trabalho divulgou na sexta-feira, 29 de maio, o resultado das admissões e demissões do primeiro quadrimestre de 2020 do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No Brasil, o saldo foi negativo, com redução de 763.232 postos de trabalho.

Em Bom Retiro do Sul, o saldo dos quatro primeiro meses de 2020 foi positivo em 120 postos de trabalho. Foram 617 admissões e 497 demissões. No mesmo período de 2019, o saldo também foi positivo em 120.

Em decorrência da pandemia de coronavírus, houve uma grande restrição de atividades industriais e comerciais, assim como o cumprimento de isolamento social por muitos trabalhadores. Em algumas atividades, houve suspensão e até o encerramento das atividades, ocasionando demissões em todo o país. No município, este reflexo foi sentido em abril, com o saldo do mês fechando negativo em 49 postos de trabalho.

Diante deste cenário, a Administração Municipal avalia que o saldo poderá ter novo resultado negativo nos próximos meses. Porém, diante das conversas que está mantendo com empresários locais, apesar do cenário adverso, várias empresas já trabalham com a expectativa de recuperação da produção e de novas contratações, prevendo recuperação rápida também da economia local.

As avaliações positivas para a retomada gradual da produção vêm das indústrias e das empresas de calçados Atlas, JBS, de ateliers e da Beira Rio. No caso da Beira Rio, que disponibiliza uma ampla gama de serviços para o município, está previsto ainda a expansão dos espaços produtivos e a contratação de mais mão de obra nos próximos meses.

A Administração Municipal ressalta ainda que monitora a situação dos empregos no município e poderá viabilizar, caso surjam novas possibilidades financeiras, incentivos financeiros em apoio à manutenção do emprego, assim como a concessão de áreas de terras para expansão e instalação de novos empreendimentos.

Desde 2017, o município já fez vários investimentos, tanto financeiros, quanto na concessão de áreas de terras, para que as empresas pudessem ampliar sua produção e gerar novos empregos e renda ao município.

Para que o comércio não tivesse maior retração devido à pandemia de coronavírus, a Administração Municipal antecipou o período de férias dos servidores da educação, mantendo ainda o pagamento integral de salários, do Vale Feira e do Vale Alimentação para todos os servidores até o momento. Esta decisão manteve a capacidade de compra por parte dos servidores e manteve o comércio local aquecido, sem maiores prejuízos e com menor redução de empregos.

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias