RSS Obras Estrela

Primeiro trecho da RS-129 está asfaltado

Trecho da primeira etapa está concluído (Foto: Rodrigo Angeli)
Trecho da primeira etapa está concluído (Foto: Rodrigo Angeli)

As máquinas que se tornaram rotina do cenário de Arroio do Ouro nos últimos 90 dias, momentaneamente não circulam mais por parte da RS-129. Foi concluída na semana passada, a primeira etapa da pavimentação da rodovia, na altura da localidade estrelense. Os primeiros 1,1 mil metros, como previsto no projeto, já estão livres dos buracos e da poeira. A definição de data para início da segunda etapa ainda passa por trâmites burocráticos.

A pintura, viva, chama a atenção dos motoristas, assim como as novas placas de sinalização. Na sua maior parte, o asfalto, liso e limpo, dá a certeza de que a obra é recente.

Apenas nos extremos do trecho, tanto de um lado como do outro, onde o início se dá por pistas de chão batido, o asfalto fica um pouco mais sujo pelo pó, e dá a indicação que a obra deve continuar. “É o que eu espero, e muito”, diz Guilherme Otacílio Lohmann. Ao menos uma vez por semana o aposentado passa pelo local. “Vim agora por este trecho novo, asfaltado, que ficou muito bom. Mas daqui deste ponto em diante, preciso voltar aos buracos. Por isso espero que o resto também ganhe asfalto”, destaca ele, próximo ao fim do novo trecho asfaltado.

Saiba mais

A ERS-129 faz a ligação entre Estrela e Bom Retiro do Sul, e é uma das principais vias de escoamento da produção daquela região. O asfalto é uma reivindicação de mais de 30 anos. A obra compreende a pavimentação, drenagem e sinalização num trecho de 3.280 metros, compreendido entre a Rua Júlio de Castilhos e a estrada que dá acesso ao Distrito de Delfina. Será asfaltado em três etapas, a primeira já concluída.

Conforme a licitação, o prazo para a execução de cada lote será de três meses, contados da emissão da Ordem de Início de Serviço. O investimento do Governo de Estrela nesta obra é de R$ 3,436 milhões. Para possibilitar o asfaltamento, o município firmou convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes, que autorizou a pavimentação. De acordo com o prefeito Rafael Mallmann, o prazo para início da segunda etapa depende ainda de alguns requisitos. “O prazo termina nesta quinta-feira. Só agora vamos receber oficialmente a obra, realizarmos uma avaliação e darmos os seguintes procedimentos necessários e previstos no contrato. Depois tratamos da segunda etapa”, diz.

Texto: Ascom Estrela