RS Educação RSS Bom Retiro do Sul

Princípios norteadores da educação foi tema de capacitação dos educadores de Bom Retiro do Sul

Com o tema “Parcerias norteadoras da Educação de Bom Retiro do Sul”, a capacitação foi realizada na Sociedade União Bom-Retirense (Foto: Fernando Dias)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul promoveu na sexta-feira, 17, um dia de capacitação com professores do município, abordando diversos temas e situações de âmbito escolar que envolve a convivência entre alunos, educadores e pais.

Com o tema “Parcerias norteadoras da Educação de Bom Retiro do Sul”, a capacitação foi realizada na Sociedade União Bom-Retirense. Foram palestrantes os promotores de justiça Dra. Vanessa Saldanha de Vargas, Dra. Andrea Almeida Barros e o Dr. Sérgio Diefenbach.

A capacitação teve por objetivo atender uma necessidade urgente de formação em relação a atos legais e constitutivos pertinentes a construção da aprendizagem de qualidade em Bom Retiro do Sul e contou com a presença de diretores, equipes diretivas, supervisores, orientadores e professores.

Para a Coordenadora Pedagógica da SMEC, Martinha Maria Dullius, este dia de capacitação tem por finalidade orientar os docentes quanto às intervenções sociais necessárias para a construção da aprendizagem e fortalecimento das habilidades sociais que fundamentam a educação integral, conforme a nova Base Nacional Comum Curricular.

“Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, família e profissionais de saúde que atendem as crianças com necessidades educacionais especiais em algum momento de sua vida escolar”, relatou.

Para o prefeito Edmilson Busatto, na área de educação, o trabalho é para atender as necessidades, mesmo enfrentando falta de recursos. “Temos uma população muito carente, acostumada demais com o assistencialismo, e dessa forma não sobra para que possamos investir em outras coisas. Precisamos investir muito em educação, para que a nossa juventude e a população tenham o entendimento que a administração, o serviço público, tem que atuar em ações que são para o coletivo, e não somente em benefícios individuais. Ou seja, pedir por todos. E esta situação só será mudada com educação, respeito e pela valorização do que é feito pelo bem de todos”, destacou Edmilson.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul