Tecnologia Eventos Destaques Lajeado

Pro_Move é apresentado à comunidade no Teatro Univates

Na noite de quinta-feira, 28/03, foi dado o primeiro passo do projeto que pretende transformar Lajeado em uma cidade inovadora. O Teatro Univates lotado com mais de mil pessoas recebeu autoridades, entidades e comunidade para o lançamento do Pro_Move Lajeado, movimento que reúne projetos e ações voltados à transformação de Lajeado, buscando melhorar a qualidade de vida e o conhecimento de seus cidadãos para, assim, ampliar as oportunidades de emprego e renda.

Com a participação do Secretário Estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, o evento foi marcado por diversos momentos, entre eles, a apresentação do movimento, a assinatura do convênio entre Univates e Fundação Certi, e palestra do comunicador Arthur Gubert, do Grupo RBS.

Criado a partir da união de esforços de um grupo multidisciplinar integrado por poder público, entidades empresariais, universidade e comunidade, o Pro_Move Lajeado é um grupo aberto e que busca o engajamento comunitário, seja por meio de entidades ou pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que Lajeado se reinvente. É resultado de uma série de ações realizadas desde 2017 por entidades e lideranças locais.

“A consolidação desse projeto dependerá das crianças. Precisamos apresentar novos horizontes, incentivar o estudo da informática, das engenharias e tudo que o mundo moderno oferece para as crianças. Este não é um projeto de governo, é um projeto de cidade para todos. Este é o primeiro passo, mas o caminho é longo”, disse o prefeito Marcelo Caumo em seu pronunciamento na abertura do evento.

Secretário Estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb falou sobre a relevância da tecnologia para tudo que ocorre no mundo e sobre como o conhecimento e o domínio sobre ela são fundamentais para qualquer atividade de ação humana. Ainda, mencionou que iniciativas como a de Lajeado são exemplares e muito bem-vindas para todo o Estado. “Quem pensa no futuro, merece todos os aplausos. Queria ressaltar a importância que tem a inovação, pois ela qualifica e transforma a vida das pessoas”, contou Lamb, que ainda relatou suas experiências em cidades inovadoras e alertou sobre os impactos da inteligência artificial para a população.

Já a apresentação e detalhamento do Pro_Move e suas frentes de trabalho foram retratados por um grupo formado pelo assessor da Univates Albano Mayer, a coordenadora do eixo de educação empreendedora do Comitê de Governança do Empreendedorismo de Lajeado Caroline Bücker, coordenadora administrativa do Tecnovates Cíntia Agostini, a diretora de Inovação e Sustentabilidade do Tecnovates, Simone Stülp, e o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker.

Segundo Albano Mayer, no final de 2018, algumas ações consagram o movimento, como a formação de um grupo de empresários, a formação de uma equipe da Univates e da Prefeitura de Lajeado e a instalação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade. “O projeto está baseado na tríplice hélice que é composto pelo governo, universidade e empresas. A quarta hélice é a sociedade, onde todos nós podemos nos inserir”, explica Mayer.

Por sua vez, Cíntia Agostini explicou sobre os próximos eixos que serão aprimorados a partir do lançamento do movimento: o Pro_Move Acelera, o Pro_Move Compete, o Pro_Move Qualifica e o Pro_Move Inova.

A diretora de Inovação e Sustentabilidade do Tecnovates, Simone Stülp apresentou alguns aspectos do Pro_Move, como a Rota de Inovação, que busca interligar a tecnologia, com a recuperação de patrimônio, buscando a inovação social e a interação entre os diferentes agentes deste processo. A rota nasce como um corredor tecnológico que conecta o Tecnovates ao Centro Histórico de Lajeado. A base para esse projeto é um conceito mundial onde diferentes cidades estão repensando seus espaços, inclusive os espaços onde as cidades nasceram.

“Em Lajeado, isso tudo será por meio do corredor tecnológico que está sendo proposto pela Avenida Bento Rosa. Essa avenida, além de interligar o Parque Tecnológico ao Centro Histórico da cidade, também margeia o Rio Taquari. Desta forma, podemos constituir um ecossistema de inovação”, explica Simone.

O secretário André Bücker falou sobre o edital do município que destinará recursos à área de tecnologia. Este edital proporcionará que as próprias empresas ou pessoas possam apresentar uma solução a um problema do município, com tema livre. A ideia é que o município possa adquirir estes produtos, criando assim um estímulo ao desenvolvimento de empresas voltadas à inovação em Lajeado. Segundo André, esse edital será lançado até o final de julho.

Ainda no evento, ocorreu a apresentação do Projeto Ecossistema de Inovação pelo representante da Fundação Certi, Eduardo Rezende, e pelo reitor em exercício da Univates, Carlos Cândito da Silva Cyrne. O lançamento do Pro_Move também foi marcado pela assinatura do convênio entre Univates e Fundação Certi, empresa que atua no desenvolvimento de ecossistemas de inovação. A Fundação realizará o mapeamento deste segmento no município de Lajeado, apresentando um diagnóstico e apontando as áreas mais promissoras e que apresentarão melhor perspectiva de crescimento aos investimentos que serão feitos, propondo ações de implementação e desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia e inovação no município.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Aline Eggers Bagatini, disse estar feliz em ver o Teatro  Univates praticamento lotado. “Isso é uma demonstração clara de carinho pela nossa cidade. Juntos somos mais fortes. Trabalharemos para construir uma Lajeado mais inovadora, criativa e mais desenvolvida tecnologicamente e com qualidade de vida para todos. Desejo sucesso para esse belo projeto”, disse.

O evento de lançamento encerrou com a palestra do comunicador Arthur Gubert, do Grupo RBS, sobre o tema “O Futuro Vai Ser Assim”. Arthur apresentou as tendências e inovações e animou o público com suas histórias de vida.

Saiba mais sobre o Pro_Move Lajeado:

O Pro_Move está estruturado em níveis estratégico, operacional e tático.

O nível estratégico tem o objetivo de integrar no mesmo espaço todos os atores interessados no tema para unir forças e convergir para um mesmo espaço, de forma articulada, todas as frentes envolvidas com o assunto, identificando os melhores caminhos e os objetivos para ampliar o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Já o nível tático ficará responsável por planejar e implementar os objetivos do grupo estratégico, bem como buscar recursos para viabilizar a implementação desta estratégia.

O nível operacional se dará com a constituição da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Lajeado (AGIL), que ficará responsável por acompanhar e controlar o desenvolvimento dos outros grupos, realizar agendas e implantar atividades operacionais, além de buscar recursos que viabilizem as melhorias na cidade. Hoje, este papel é desempenhado por pessoas cedidas pela Prefeitura e pela Univates.

Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado