Tecnologia Eventos Destaques Lajeado

Pro_Move Lajeado será lançado no Teatro da Univates com palestra sobre inovação

Marca Pro_Move Lajeado

O movimento que reúne projetos e ações voltados à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, buscando melhorar a qualidade de vida e o conhecimento de seus cidadãos, assim ampliando as oportunidades de emprego e renda, será apresentado oficialmente à comunidade na próxima quinta-feira (28/03). O evento de lançamento oficial do Pro_Move Lajeado será realizado a partir das 19h, no Teatro da Univates. As inscrições são gratuitas, e qualquer pessoa pode participar (para se inscrever, clique aqui)

Com programação diferenciada, o evento contará com a participação do Secretário Estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, e palestra especial do comunicador Arthur Gubert, do Grupo RBS, que falará sobre o tema “O Futuro Vai Ser Assim”, no qual apresentará as tendências e inovações que viu no festival mundial de inovação, tecnologia e criatividade SXSW, que ocorre anualmente em Austin, no Texas.

Além disso, serão apresentados no evento os dois editais do município que destinarão recursos a duas áreas de tecnologia: um aplicativo voltado à zeladoria, para facilitar a solicitação de serviços e melhorias por parte da população à Prefeitura, e outro em que as próprias empresas ou pessoas vão propor uma solução a um problema do município, com tema livre. A ideia é que o município possa adquirir estes produtos, criando assim um estímulo ao desenvolvimento de empresas voltadas à inovação em Lajeado.

Durante o evento, será também assinado um convênio entre Univates e Fundação Certi, que atua no desenvolvimento de ecossistemas de inovação, para que faça o mapeamento deste segmento no município de Lajeado, apresente um diagnóstico e aponte as áreas mais promissoras e que apresentarão melhor perspectiva de crescimento aos investimentos que serão feitos, propondo ações de implementação e desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia e inovação no município.

Criado a partir da união de esforços de um grupo multidisciplinar integrado por poder público, entidades empresariais, universidade e comunidade, o Pro_Move Lajeado é um grupo aberto e que busca o engajamento comunitário, seja por meio de entidades ou pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que Lajeado se reinvente. É resultado de uma série de ações realizadas desde 2017 por entidades e lideranças locais.

Arthur Gubert

Sobre o palestrante Arthur Gubert

Arthur Gubert é comunicador do Grupo RBS com 10 anos de experiência em comunicação na construção e consolidação de marcas. É apresentador e produtor do programa Pretinho Básico, coordenador de produtos digitais, ator e participa de projetos especiais multimídia.

Lançamento oficial do Pro_Move Lajeado

Dia: 28/03/2019

Horário: 19h

Local: Teatro da Univates

Evento gratuito e aberto a toda a comunidade

Para se inscrever, acesse: https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/bem-vindo

Contato do Pro_Move Lajeado: promovelajeado@gmail.com

Para saber mais sobre o Pro_Move Lajeado: http://twixar.me/ySx3

 

Programação do lançamento do Pro_Move Lajeado:

19h – Recepção dos convidados com apresentação musical e atividade cultural

19h30 – Abertura do evento

20h10 – Apresentação e detalhamento do Pro_Move Lajeado e suas frentes de trabalho

– Lançamento dos editais de desenvolvimento de aplicativos

– Apresentação do Projeto Ecossistema de Inovação, com a Fundação Certi

– Assinatura do convênio com Fundação Certi

20h40 – Palestra “O Futuro Vai Ser Assim”, com Arthur Gubert

 

Saiba mais sobre o Pro_Move Lajeado:

O Pro_Move Lajeado é resultado do movimento organizado por um grupo integrado por representantes do poder público, setor empresarial, universidade e entidades da sociedade civil que se reunirá periodicamente para discutir alternativas e ações para promover a inovação, o empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida no município.

O Pro_Move está estruturado em níveis estratégico, operacional e tático. O nível estratégico tem o objetivo de integrar no mesmo espaço todos os atores interessados no tema para unir forças e convergir para um mesmo espaço, de forma articulada, todas as frentes envolvidas com o assunto, identificando os melhores caminhos e os objetivos para ampliar o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Já o nível tático ficará responsável por planejar e implementar os objetivos do grupo estratégico, bem como buscar recursos para viabilizar a implementação desta estratégia.

O nível operacional se dará com a constituição da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Lajeado (AGIL), que ficará responsável por acompanhar e controlar o desenvolvimento dos outros grupos, realizar agendas e implantar atividades operacionais, além de buscar recursos que viabilizem as melhorias na cidade. Hoje, este papel é desempenhado por pessoas cedidas pela Prefeitura e pela Univates.

Objetivos já identificados para o Pro_Move Lajeado:

– Unir poder público, universidade, entidades, empresas e comunidade como agentes de mudança na cidade;

– Aplicar o conceito de cidades inteligentes em Lajeado;

– Apresentar soluções para a melhoria da qualidade de vida da comunidade;

– Impulsionar o desenvolvimento econômico;

– Fomentar o desenvolvimento de inovação e tecnologia;

– Estabelecer conceito e viabilidade da Rota da Inovação, conectando o Tecnovates e o Centro da cidade pela Rua Bento Rosa.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado