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Problemas de internet e telefonia móvel afetam a região

Em Westfália, problemas de sinal de telefonia móvel tem sido frequentes, especialmente no interior (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Sinal de internet e telefonia móvel tem sido, no Vale do Taquari, um antigo problema. Por isso, nos últimos meses, prefeitos da região têm se engajado na causa com ainda mais determinação, buscando, juntos, soluções para estes contratempos.

Em Westfália, a dificuldade de sinal também tem afetado moradores, principalmente do interior. Nesse sentido, o prefeito Otávio Landmeier voltou a levantar o debate no ano passado, durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT).

No mês de dezembro, em assembleia geral da entidade, fez-se a leitura do laudo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal – Procuradoria da República no município de Lajeado – no ano de 2015, com a finalidade de apurar a deficiência nos serviços de telefonia nos municípios do Vale do Taquari. Após a emissão de ofícios, tendo em vista obter esclarecimentos por parte de entidades e empresas, e posterior análise e junção aos autos, optou-se pelo arquivamento do inquérito.

Durante a assembleia, prefeitos da região ressaltaram a importância de abrir chamados junto ao PROCON/RS. “Solicitamos que, sempre que houverem deficiências na prestação de serviços de telefonia em nosso município, os moradores entrem em contato com o PROCON e façam suas reclamações. Isso é importante para que, posteriormente, tenhamos soluções e, consequentemente, sinal de internet e telefonia móvel melhores”, observou o prefeito.

O telefone de contato do PROCON/RS é (51) 3287-6200.

Estratégias para o desenvolvimento do Vale do Taquari

Um documento criado e divulgado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT) neste ano, que estabelece estratégias para o desenvolvimento do Vale do Taquari, traz dados adquiridos em pesquisa efetivada pela entidade com relação às telecomunicações. Constatou-se:

Telefonia fixa – 46,4% dos municípios da região afirmaram não ter telefonia fixa em localidades da zona rural;

Telefonia móvel – 81,68% dos entrevistados manifestaram que o sinal das operadoras é regular, ruim ou péssimo;

Internet – não houve indicação de que os serviços de internet sejam péssimos. No entanto, 12% disse que os serviços são ruins, 52,44% indicou que o serviço é regular, e 40,24% avaliou o serviço como bom.

Assim, a entidade observa a necessidade da qualidade das telecomunicações disponíveis. Além disso, investimentos em infraestrutura na referida área também são precisos.

Texto: Ascom Westfália